POLÍTICA

Comentarista vê fracasso de mobilização e diz que nem caravanas salvaram JHC

Publicado em 20/06/2026 às 20:31
Joana Venceslau

A comentarista política Joana Venceslau fez duras críticas ao ex-prefeito de Maceió e pré-candidato ao Governo de Alagoas, JHC (PSDB), após a agenda realizada neste sábado (20), em São José da Tapera, no Sertão alagoano. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ela avaliou que o evento evidenciou dificuldades de mobilização da pré-campanha do tucano e afirmou que nem a utilização de caravanas vindas de outras regiões do estado foi suficiente para evitar o esvaziamento da agenda.

Ao comentar o evento, Joana criou o apelido de “Conversa Mole” para se referir a JHC e afirmou que a tentativa de demonstrar força política no município não produziu o resultado esperado. “O Boca Mole todo mundo conhece. Mas o Conversa Mole tu conhece? Vem cá que eu vou te dizer”, afirmou logo no início do vídeo.

Segundo a comentarista, o evento contou com apoiadores transportados em vans e veículos vindos de diferentes regiões de Alagoas. Ainda assim, na avaliação dela, a mobilização ficou abaixo da expectativa criada pelos organizadores.

“O candidato Conversa Mole fez de novo. Pegou seis vans com pessoas de vários outros lugares de Alagoas e, mesmo assim, flopou. Tinha gente do Agreste, tinha gente do Litoral Norte, mobilizou, fez o que podia e mesmo assim não conseguiu encher o evento”, declarou.

Joana também questionou a imagem de grande participação popular que, segundo ela, costuma ser apresentada nas redes sociais após as agendas do ex-prefeito.
“Daqui a pouco ele vem no Instagram dele dizer que Tapera abraçou ele, que ele é amado por onde passa, que arrasta multidões. A gente vê o vídeo, vê um monte de gente, mas quando a câmera abre, só aparecem as vans”, afirmou.

A comentarista exibiu ainda relatos de moradores do município que comentavam a chegada de veículos transportando participantes de outras cidades. Para ela, a movimentação reforça a percepção de que a agenda precisou recorrer a estruturas políticas externas para tentar ampliar o público presente.

Durante a análise, Joana Venceslau também associou o apelido “Conversa Mole” ao que classificou como um histórico de acordos políticos não cumpridos pelo ex-prefeito.

“Ele já tem esse histórico de não cumprir acordo. Não cumpriu com Davi Davino Filho, não cumpriu com Lula, não cumpriu com Bolsonaro, não cumpriu com Fábio Costa, não cumpriu com Cunha e não cumpriu com milhares de servidores. É bom a gente lembrar disso também”, disse.

Ao encerrar o comentário, a analista afirmou que o eleitor precisa olhar além da imagem construída nas redes sociais e observar os fatos que cercam a movimentação política dos pré-candidatos. “Ele já enganou esse povo todo e está tentando enganar você. Cuidado com o Conversa Mole”, concluiu.