SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Sesau capacita profissionais sobre cuidado à população idosa em Maceió

Ação reuniu profissionais da I Macrorregião de Saúde e integrou as atividades da Campanha Junho Violeta

Por Agência Alagoas Publicado em 16/06/2026 às 17:10
Sesau promoveu capacitação sobre assistência em saúde da pessoa idosa em Maceió Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Atenção Primária (APS), promoveu, nesta terça-feira (16), uma capacitação sobre assistência em saúde da pessoa idosa. A atividade foi destinada aos profissionais da I Macrorregião de Saúde, composta por 56 municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, e ocorreu no auditório da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), em Maceió.

A responsável técnica pela Saúde da Pessoa Idosa da Sesau, Elisabeth Toledo, explicou que o treinamento integra as ações da Campanha Junho Violeta, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

“O 15 de junho foi o dia D da Campanha Junho Violeta e abordamos temas que proporcionam melhorias ao cuidado da pessoa idosa. Destacamos sobre as iniciativas que os municípios devem implementar para um melhor direcionamento ao cuidado da pessoa idosa”, afirmou.

Durante a capacitação, os participantes acompanharam temas como o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional-20 (IVCF-20), envelhecimento populacional e impacto da velhice nos municípios.

“Levamos aos técnicos municipais orientações sobre os cuidados que os municípios devem manter para garantir um cuidado qualificado aos idosos alagoanos. Nosso objetivo é formar multiplicadores, com o propósito de que essas orientações cheguem aos profissionais dos municípios e fortaleçam o cuidado com a população idosa”, pontuou o geriatra da Sesau, Marco Martins.

Junho Violeta

A Campanha Junho Violeta é uma mobilização nacional e internacional de combate e prevenção a todas as formas de violência contra a pessoa idosa. O mês é dedicado a alertar a população, as famílias e o poder público sobre a necessidade de garantir um envelhecimento digno, seguro e com respeito aos direitos da terceira idade.