Escoamento de leste deve mudar o tempo em Alagoas até quarta-feira
Fenômeno leva umidade do Oceano Atlântico ao continente e pode causar chuvas fracas em áreas do litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco
O avanço de um escoamento de leste deve alterar as condições de tempo em Alagoas entre os dias 15 e 17 de junho. As características, caracterizadas pela localização dos ventos carregados de umidade do Oceano Atlântico em direção ao continente, devem provocar chuvas leves e passageiras em diferentes regiões do estado já nesta segunda-feira (15), incluindo Maceió e a faixa litorânea.
A segunda-feira começa com maior nebulosidade na metade leste de Alagoas. Em Maceió e em todo o litoral, a variação de nuvens ao longo do dia mantém a possibilidade de chuva fraca pela manhã e à noite. Na Zona da Mata e no Baixo São Francisco, a previsão é semelhante, com sol entre nuvens e chance de instabilidade rápida.
No interior, o início da semana será de tempo mais firme. Para o Agreste, o Sertão e o Sertão do São Francisco, a previsão desta segunda indica apenas variação de nebulosidade, com períodos curtos de sol intercalados com acúmulo de nuvens, sem expectativa de chuva. As maiores temperaturas do dia devem ser registradas no Sertão, onde a máxima pode chegar a 33°C.
Na terça-feira (16), a umidade perde intensidade e o tempo seco deve predominar na maior parte do território alagoano. O sol aparece com mais força durante a tarde em todas as regiões. À noite, as áreas mais distantes da costa devem sentir o ar mais seco, o que favorece a queda das temperaturas mínimas, que podem chegar a 20°C no Sertão.
A principal mudança está prevista para quarta-feira (17). O calor e a umidade acumulada podem provocar pancadas de chuva de curta duração, acompanhadas de trovoadas, no Sertão durante a tarde. No mesmo período, o Baixo São Francisco também deve registrar chuvas rápidas. Já Maceió e o litoral devem ter tempo firme e seco no período noturno.
Durante todo o período monitorado, os índices de umidade relativa do ar permaneceram elevados no litoral, com picos de até 95%. No Sertão, a umidade mínima deve ficar próxima de 50%, deixando o clima mais abafado. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, variando entre as direções leste e sudeste.