EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Samu nas Escolas leva primeiros socorros a quase mil estudantes em Maceió

Ação do primeiro semestre passou por 11 escolas e abordou engasgos, queimaduras, desmaios, choque elétrico e riscos dos trotes

Por Agência Alagoas Publicado em 12/06/2026 às 12:55
Projeto Samu nas Escolas levou noções de primeiros socorros a estudantes em Maceió Arnaldo Santtos/ Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) concluiu, nesta sexta-feira (12), as atividades do primeiro semestre do Projeto Samu nas Escolas (PSE), com uma ação realizada na Escola Municipal Lindolfo Collor, no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.

No período, 11 escolas e quase mil alunos foram atendidos pela iniciativa, desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Samu.

O projeto apresenta noções de primeiros socorros a estudantes do ensino fundamental ao médio, explica como funciona o Samu e reforça a conscientização sobre os prejuízos provocados por trotes. As palestras foram conduzidas por acadêmicos de Medicina e Enfermagem, selecionados previamente pela coordenação do PSE da Ufal.

Entre os assuntos trabalhados com os alunos estiveram queimaduras, com orientações sobre prevenção e condutas; engasgos, incluindo prevenção e manobras; desmaios; choque elétrico; e a estrutura do Samu, com informações sobre ambulâncias e motolâncias disponíveis.

Nas orientações sobre engasgo parcial e total, os estudantes aprenderam que, no caso parcial, a pessoa ainda consegue tossir e respirar, devendo ser estimulada a tossir. Já no engasgo total, quando não é possível respirar, falar ou tossir, a manobra de Heimlich deve ser feita imediatamente.

O coordenador geral do Samu, médico Mac Douglas de Oliveira Lima, destacou a importância da multiplicação das informações repassadas durante as ações. "Os quase mil alunos, que foram conscientizados sobre os malefícios que os trotes causam ao Samu e à população, além das informações sobre primeiros socorros, levarão esse aprendizado para seus familiares e colegas. Eles ajudarão, com certeza, a salvar vidas, porque aprenderam corretamente o que fazer em casos de engasgos, desmaios, queimaduras e choques elétricos", afirmou.

A diretora da Escola Municipal Lindolfo Collor, Maria Joelma Leopoldo dos Santos, também ressaltou a relevância da conscientização sobre os trotes. "Com as apresentações sobre primeiros socorros, os alunos se conscientizaram sobre a importância do Samu na sociedade e que nunca se deve fazer trote, pois isso prejudica quem realmente precisa do serviço. Os alunos saberão, também, agir em casos de desmaio, engasgo, queimaduras e choque elétrico. Eles ficaram muito empolgados com a vinda das equipes e interagiram bastante, o que demonstrou interesse pelos temas, algo muito importante para eles", comentou.

O aluno João Gabriel dos Santos, de 11 anos, do 5º ano “A”, contou que o tema que mais chamou sua atenção foi o choque elétrico. "Aprendi como posso ajudar uma pessoa que estiver tomando choque: basta desligar o interruptor da casa ou tirar o fio elétrico de perto dela com um pedaço de madeira, e ligar para o 192, também devo estar calçado para não tomar choque. Gostei muito também de saber como desengasgar uma pessoa. As apresentações foram muito boas", disse o estudante.

Ao fim da apresentação, os alunos conheceram uma ambulância e puderam tirar dúvidas sobre os serviços prestados pelo Samu à população.

Segundo semestre

Escolas interessadas em receber o Projeto Samu nas Escolas podem entrar em contato com as assistentes sociais Jordana Alves Silva ou Maria Liege Batista pelo e-mail [email protected].

A iniciativa é gratuita e aberta a instituições de ensino públicas e privadas.