ARTE E EDUCAÇÃO

Escola estadual em Maceió recebe painel de graffiti sobre diversidade e aprendizado

Projeto “Navegando pelo saber”, idealizado pela artista visual Ursa, ocupa cerca de 123 m² no muro da Escola Estadual Tavares Bastos.

Por Agência Alagoas Publicado em 11/06/2026 às 12:45
Painel de graffiti transforma muro da Escola Estadual Tavares Bastos, em Maceió Lucas Borges/ Ascom Secult

A cidade de Maceió ganhou um novo painel de graffiti com o projeto “Navegando pelo saber”. A intervenção artística transformou o muro da Escola Estadual Tavares Bastos em uma obra de aproximadamente 123 m², voltada ao diálogo com estudantes e a comunidade sobre diversidade cultural, educacional, de raça e de gênero.

Idealizado pela artista visual Ursa, o projeto foi desenvolvido com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secult, em parceria com a Secretaria de Educação de Alagoas. A iniciativa surgiu após interlocução com a gerente de projetos Flávia Duarte, que identificou a oportunidade de aproximar o espaço escolar de uma narrativa artística representativa.

Com cores vívidas e marcantes, característica da identidade visual de Ursa, o painel tem como elemento central uma jangada navegando pelas águas, em referência aos rios e mares de Alagoas. O conceito destaca a educação em diferentes dimensões, como ciência, descoberta, leitura, escrita, geografia, artes, esporte e aprendizado lúdico.

Além do aspecto visual, a obra também traz uma abordagem de provocação política e compromisso social. Ao representar jovens personagens diversos, com estilos, gêneros e raças diferentes, o projeto busca combater violências estruturais como o racismo e a LGBTfobia.

A proposta é transformar o espaço público em estímulo visual diário para os alunos, além de fortalecer e difundir a cultura do graffiti, ainda alvo de preconceito na sociedade alagoana.

“O projeto mostra sua importância ao usar a sensibilidade da arte de rua para acolher os estudantes em sua diversidade. Queremos que a juventude seja representada naquele muro e que a escola seja, cada vez mais, um espaço de respeito, criatividade e inclusão”, destaca a artista Ursa.

Sobre a artista

Radicada em Maceió, Nathalia, conhecida como Ursa, tem mais de 14 anos de trajetória dedicada à arte de rua. Sua assinatura visual e seus painéis já estão presentes em muros de mais de dez estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Bahia.

O projeto “Navegando pelo saber” é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC). A ação é operacionalizada pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).