Casa de Direitos de Maceió completa 12 anos com mais de 367 mil atendimentos à população
A Casa de Direitos de Maceió celebrou, nesse sábado (30), 12 anos de atuação, consolidando-se como referência em serviços voltados à garantia de direitos, acesso à Justiça e promoção da cidadania. Desde o início da gestão Paulo Dantas, em 2022, o equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) já realizou mais de 367 mil atendimentos à população, beneficiando principalmente quem mais precisa.
Localizada no Mirante do Jacintinho, a Casa de Direitos funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h, reunindo uma série de atendimentos gratuitos em um único lugar e oferecendo ambiente acolhedor, atendimento humanizado e suporte técnico especializado.
Dentre os principais serviços prestados entre 2022 e 2025, destacaram-se 46.611 emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN); 9.695 atendimentos relacionados à conta Gov.br; 5.686 emissões da Carteira de Trabalho Digital; e 142 audiências para retificação de nome e gênero em documento de pessoas trans, viabilizadas por meio do projeto Respeita Meu Nome em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, ressalta que o equipamento representa um importante instrumento de inclusão social, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Celebrar os 12 anos da Casa de Direitos é reconhecer a importância de um serviço que acolhe, orienta e transforma vidas diariamente. É um espaço que aproxima a assistência oferecida pelo Estado da população, garantindo inclusão, acesso a direitos e promovendo dignidade para os alagoanos e alagoanas”, afirma o secretário.
No local, a população encontra emissão de mais de 20 documentos essenciais, incluindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), suporte multidisciplinar do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), atendimentos jurídicos em diversas áreas e apoio especializado dos núcleos do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e do Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal.
A unidade de Maceió conta ainda com o Núcleo de Prevenção e Garantia de Direitos (NPGD), voltado à proteção das minorias. O setor é responsável pelos projetos Respeita Meu Nome, que viabiliza a retificação de nome e gênero em documento civil de pessoas trans, e Pai Consciente, que promove o reconhecimento de filiação e assegura que crianças e adolescentes tenham o nome do pai no registro civil.
Para Ricardo Dória, a Casa de Direitos impulsiona o trabalho de prevenção à violência em Alagoas e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“Garantir acesso à documentação, à Justiça e aos serviços públicos também é uma forma de prevenção à violência. Sob a liderança do governador Paulo Dantas, seguiremos aprimorando a Casa de Direitos, ampliando atendimentos e aproximando cada vez mais os serviços de quem precisa”, destacou Ricardo Dória.