ASSEMBLEIA

Lelo Maia critica proposta que autoriza agentes de trânsito a portarem armas

Por Redação com Assessoria Publicado em 12/05/2026 às 19:05
Lelo Maia

Durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (12), o deputado estadual Lelo Maia (MDB) se posicionou contra a proposta em tramitação no Congresso Nacional que prevê autorização para agentes de trânsito portarem armas de fogo. O parlamentar afirmou estar preocupado com a segurança da população e criticou a aprovação da matéria na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal.

Na tribuna da Assembleia Legislativa, Lelo Maia defendeu que agentes de trânsito não exercem função policial e, portanto, não deveriam atuar armados.

“O guarda de trânsito não é força policial. Quem tem que estar armada é a polícia. A função deles é orientar e organizar o trânsito”, declarou o deputado.

Durante o discurso, o parlamentar também criticou a atuação de parte dos agentes de trânsito, afirmando que existem frequentes conflitos entre servidores e cidadãos. Segundo ele, alguns profissionais atuariam com excesso de autoridade.

Lelo Maia acusou integrantes da categoria de agirem com “truculência”, “desrespeito” e “abuso de autoridade” em abordagens realizadas nas ruas.

O deputado ainda direcionou críticas aos órgãos de trânsito de Maceió e de municípios do interior de Alagoas. De acordo com o parlamentar, muitos agentes estariam priorizando a aplicação de multas em vez da organização do tráfego.

“O cidadão trabalhador não aguenta mais. Muitos perdem a moto e até o carro de trabalho por causa dessa verdadeira indústria da multa”, afirmou.

Ao encerrar o pronunciamento, Lelo Maia voltou a defender que o porte de armas deve permanecer restrito às forças policiais e demonstrou preocupação com a possibilidade de aumento de conflitos caso a proposta avance no Congresso Nacional.