CULTURA

Produção de mestres e artesãos de 11 regiões do estado será exposta a partir de segunda na Semana de Design de Milão

Por Amanda Farias / Ascom Serfi Publicado em 14/04/2026 às 16:33
Mestra Irinéia, de União dos Palmares, também comemora a exposição na Semana de Milão Matheus Nascimento / Ascom Serfi

O talento dos artesãos de Alagoas estará presente na Semana de Design de Milão 2026. A exposição "Alagoas Plural", que estreia no Fuorisalone, um dos mais importantes circuitos do design contemporâneo mundial, nesta segunda-feira, dia 20, na Itália, vai apresentar não somente as obras da coleção, mas a diversidade de narrativas culturais presentes em 11 diferentes municípios e localidades.

 

Irão expor seus trabalhos 26 artesãos individuais e 20 bordadeiras da Associação Mimos de Dona Peró, com mais de 100 peças representando os municípios de Capela, União dos Palmares, Pilar, Batalha, Barra de Santo Antônio, Lagoa da Canoa, Campo Alegre, Belo Monte, Pão de Açúcar e os povoados da Ilha do Ferro e Mata da Onça.

 

E por trás de cada artista, uma história carregada de sentimento e um ofício que o acompanha durante toda a sua trajetória de vida, como é o caso do mestre Chico Cigano, que relembra o caminho percorrido, com entusiasmo, ao apresentar parte do trabalho que será exposto em Milão. "Eu vi uma chaleira de ferro lá em casa onde minha esposa fazia café, então pensei em fazer uma de madeira. Um rapaz de uma galeria de São Paulo pegou umas peças minhas, mostrei as chaleiras a ele e pedi que comprasse", disse.

 

Segundo ele, de início, o homem não se interessou, mas depois voltou e comprou duas peças. "Minhas obras já foram seis vezes para fora, já foram para a França e é a terceira vez que vão para a Itália", contou o artista. 

 

Com 55 anos dedicados ao trabalho em madeira e com uma produção de mais de mil peças, o mestre de Batalha mostrou, feliz, sua criação que, novamente, atravessa o oceano para representar Alagoas em um dos eventos mais importantes do design mundial.  

 

Mestra Irinéia, de União dos Palmares, também comemorou a iniciativa e descreveu como o reconhecimento ao seu trabalho tem transformado sua vida ao longo do tempo. "Estou muito feliz e orgulhosa. Há muito tempo que eu trabalho. No início minhas peçam não tinham valor, mas hoje, graças a Deus, elas estão tendo valor e as pessoas estão reconhecendo. Antes a gente trabalhava, passava a vida inteira em casa, sem sair. Mas, agora, as pessoas procuram minhas peças para levar", coloca.  

 

Na mesma direção, o Mestre Jasson, artesão da Ilha do Ferro, demonstrou contentamento ao ver seu trabalho em madeira, assim como o de tantos outros, ser reconhecido no Brasil e também valorizado internacionalmente. "Me sinto feliz e honrado em ver minhas obras andando não só no Brasil, como em outros lugares também. Comecei do nada, não sabia do prestígio e da valorização que tinha o artesanato. Então fui trabalhando, meus clientes foram me levando e, graças a Deus, hoje cheguei aonde cheguei através do meu trabalho", conta, relembrando, ainda, seu passado como agricultor. 

 

Com curadoria de Marco Aurélio Pulchério, a exposição faz parte das ações de incentivo à arte e cultura através dos mestres alagoanos, promovidas pelo programa Alagoas Feita à Mão, da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). A Semana de Design de Milão segue até o dia 26, com coleção apresentada no espaço Fuorisalone Le Cavallerizze, um edifício histórico do século XIX que integra o complexo do Museu de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci, local valorizado e reconhecido pelo artesanato de alto padrão.


 

A secretária de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Jacqueline Rêgo, destacou a iniciativa como importante para a valorização do artesanato local e seu impulsionamento para outros mercados, e citou a dedicação dos artistas alagoanos durante toda a sua trajetória. "Nossos artistas estão colhendo os frutos de uma vida inteira dedicada ao seu fazer artesanal, ao seu talento e à sua sensibilidade. Essa exposição marca, mais uma vez, o reconhecimento de todo o trabalho em prol da cultura e da arte do nosso estado", concluiu a secretária.