Presidente do TJAL destaca protagonismo feminino em premiação
Fábio Bittencourt participou do evento “Mulheres que Inspiram”, promovido pelo PCJE, que reconhece trajetórias de destaque na educação pública.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, participou nesta sexta-feira (20) da solenidade de premiação "Mulheres que Inspiram". O evento, promovido pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), ocorreu no Café Literário da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
A iniciativa do PCJE visa reconhecer e valorizar, no Mês da Mulher, o papel fundamental de mulheres que se destacam por suas atuações na área da educação e por inspirarem crianças e adolescentes do estado. Durante a cerimônia, foram nove as homenageadas por suas trajetórias de dedicação à educação pública.
O presidente Fábio Bittencourt expressou sua satisfação em participar da homenagem e enalteceu a contribuição do PCJE para aproximar o Judiciário da população infantojuvenil.
"Quero parabenizar todas essas mulheres que tanto fazem pela educação e pelo futuro de nossas crianças e adolescentes de Alagoas", ressaltou o presidente.
A juíza Nathálya Ataíde, coordenadora do PCJE, destacou que o prêmio representa um momento de reconhecimento da força e determinação femininas, que sustentam o programa e incentivam meninas e jovens a serem protagonistas de suas próprias histórias.
"Hoje é um dia muito especial para o PCJE, um momento de celebração em que reconhecemos a participação ativa das mulheres no programa, valorizando sua coragem, determinação e tudo o que fazem para que continuemos transformando vidas", enfatizou a magistrada.
Equipe do PCJE e mulheres homenageadas deste ano. Foto: Caio Loureiro (Dicom/TJAL)
Homenageadas
Ingryd Ferreira, supervisora técnica do Sesi Alagoas e uma das homenageadas, expressou sua profunda gratidão e emoção pelo reconhecimento.
"Como mulher e profissional, isso é de um reconhecimento imenso. Eu costumo dizer, e vi isso num livro, que toda pessoa especial merece ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida. Hoje eu pude vivenciar isso. Então, para mim é de uma alegria inenarrável", declarou.
A gestora geral da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Adriana Firmino, também compartilhou sua emoção e destacou o impacto positivo do PCJE na comunidade escolar.
"O programa da Esmal empodera os estudantes e transforma vidas, não só deles, mas de toda a comunidade escolar. Aqui na escola, acompanhamos todas as atividades do programa e já percebemos muitas evoluções, algo fundamental para uma educação de qualidade", afirmou.
Reflexão
A programação do evento incluiu ainda o bate-papo "Por trás de cada conquista, há uma mulher determinada que não desistiu". Mediado pela professora Elaine Pimentel, o debate abordou exemplos de dedicação e força de vontade, incentivando a reflexão sobre os desafios e as conquistas femininas na sociedade.
A cantora Weldja Miranda, acompanhada por Geraldo Besson, no violão, e Wellington Pinheiro, no cavaquinho, encerraram o evento com uma apresentação artística. Weldja é escritora e produtora cultural, membro fundadora da Liga Carnavalesca Única Mulher e da Confraria, Nós Poetas.
Além do presidente Fábio Bittencourt, compuseram a mesa de honra o desembargador Tutmés Airan, diretor-geral da Esmal; a juíza Nathálya Ataíde, coordenadora do PCJE; Thayse Roque, coordenadora de políticas intersetoriais da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed); e Suely Santos, gerente especial de execução de programas e projetos da Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc).
Juíza Nathálya Ataíde, coordenadora do PCJE. Foto: Caio Loureiro (Dicom/TJAL)
Mulheres que Inspiram 2025/2026
1. ADRIANA FIRMINO DE LIMA – Pedagoga com especializações em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Gestão Escolar. É servidora pública municipal há 22 anos. Na Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió, atuou como Coordenadora Geral dos Serviços de Acolhimento e da Casa Abrigo para Mulheres em Situação de Violência Doméstica. Atualmente, exerce a função de Gestora Geral da Escola Municipal Tradutor João Sampaio.
2. CAROLINA SAMPAIO VALÕES – Juíza de Direito há 16 anos, atualmente Auxiliar da Presidência do TJAL. Coordenou o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) nos últimos cinco anos. No ambiente educacional, foca sua atuação em temas ligados aos direitos humanos, como a prevenção à violência de gênero e contra minorias.
3. GUIOMAR UCHOA DE OMENA MENDES (MAMÁ OMENA) – Chefe do Cerimonial do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) há mais de 16 anos. Graduada em Administração, possui vasta experiência em cerimonial e na organização de eventos institucionais.
4. HÉLIA DOS SANTOS GOMES – Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino há 25 anos. Exerce a função de Articuladora de Ensino desde 2018. Atualmente, está lotada no Centro Estadual de Atendimento Especializado para Pessoas com Deficiência Visual Cyro Accioly e atua como elo do PCJE na unidade.
5. INGRYD FERREIRA – Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é professora há mais de 10 anos. Atualmente, exerce a função de Supervisora Técnica do Sesi Alagoas.
6. JÚLIA DE OLIVEIRA MENDES DE FRANÇA – Graduada em Direito, com dez anos de experiência na advocacia e trajetória nos setores público e privado. É servidora pública do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), atuando como Secretária Pedagógica da Esmal.
7. MICHELINE SILVA DOS SANTOS – Pedagoga e psicopedagoga, atua como técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação. Desenvolve projetos e ações focados no fortalecimento da escola pública através da acolhida e da escuta.
8. RITA DE CÁSSIA M. DO BOMFIM LOPES – Graduada em Educação Artística pelo Cesmac. É funcionária pública da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas há 40 anos, cedida ao Tribunal de Justiça e atuando na Esmal há seis anos.
9. SUELY SANTOS SILVA – Graduada em Educação Artística e especialista em Docência para o Ensino Superior. É servidora pública desde 1984 e, atualmente, exerce a função de Gerente Especial de Execução de Programas e Projetos da Rede Estadual de Ensino.