EVENTOS

Literatura e Direito: II Antologia Jurídica Alagoana é lançada com artigos de 20 especialistas

Obra reúne juristas, servidores, estudantes e jornalistas e presta homenagem ao procurador Vanilton Pereira Viana

Por Redação com TJAL Publicado em 27/02/2026 às 22:09
Escritores do livro durante lançamento no Fórum de Arapiraca

O livro “II Antologia Jurídica Alagoana” foi lançado nesta sexta-feira (27), no Fórum de Arapiraca, reunindo produções literárias de 20 escritores, entre juristas, servidores, estudantes e jornalistas.

A iniciativa busca evidenciar a interface entre o universo jurídico e a escrita criativa, com textos que transitam por gêneros como poesia, crônicas e outras formas de expressão.

Um dos organizadores da obra, o juiz de direito Claudemiro Avelino de Souza, que também é historiador, destacou que o projeto nasce do reconhecimento de que a literatura também integra o cotidiano de quem atua no sistema de Justiça.

“Os operadores do Direito também costumam escrever poesia e crônicas. E aí nós decidimos elaborar esta obra, reunindo poesias e textos de pessoas do Direito. O conteúdo tem a mesma tônica da primeira ontologia”, explicou Claudemiro.

Entre os textos publicados, está o de Cindy Delatorre, assessora da 2ª Vara de São Miguel dos Campos, que contribuiu com um material em versos. Ela relata que a escrita, para além de uma prática pessoal, funciona como instrumento de leveza no dia a dia. 

“Eu sempre fui acostumada a criar textos, poemas, poesias, textos leves, textos curtos que contêm métrica e trazem um pouco de leveza para o meu cotidiano”, disse.

Cindy também mencionou a influência cultural de sua origem: “Eu sou pernambucana e lá temos a cultura do cordel, que é justamente transformar situações em versos”. 

Durante o lançamento, houve ainda uma homenagem in memoriam ao procurador de Justiça do Estado de Alagoas, Vanilton Pereira Viana, falecido em 2025. A assessora judiciária Isabelle Mendes, também organizadora da obra, é autora de um texto que faz referência ao homenageado.

“Foi muito gratificante reunir todos esses textos de escritores maravilhosos em uma única obra e ainda ter a oportunidade de homenagear o senhor Vanilton Pereira Viana, foi muito honroso”, declarou Isabelle.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
[email protected]