Hospital Metropolitano de Alagoas realiza cirurgia de cabeça e pescoço para tratar câncer de tireoide
Unidade é referência no tratamento oncológico pelo SUS e garante assistência especializada em Alagoas
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado em Maceió, é referência no tratamento do câncer de tireoide por meio de cirurgias de cabeça e pescoço. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a unidade oferece atendimento oncológico especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a cirurgiã de cabeça e pescoço do HMA, Ana Carolina Pastl, o procedimento consiste na remoção completa da glândula tireoide, podendo ser associado à retirada dos linfonodos cervicais afetados pela doença, quando necessário.
“Na última paciente que operamos, realizamos avaliação prévia, estadiamento e preparo cirúrgico após o encaminhamento pelo Plano Estadual de Oncologia”, explicou a médica.
 (1).jpeg)
No pós-operatório, o paciente permanece internado por um período de dois a três dias, para monitoramento clínico, troca de curativos e acompanhamento da equipe multiprofissional. Após a alta, o acompanhamento segue de forma ambulatorial e especializada.
O Hospital Metropolitano de Alagoas dispõe de um Centro de Oncologia integrado ao Plano Estadual de Oncologia (PEO), o que garante acesso ao diagnóstico, tratamento cirúrgico e acompanhamento de pacientes oncológicos em diversas especialidades, com assistência qualificada e humanizada.