IMA/AL recebe Codevasf para discutir revisão do plano de manejo da APA da Marituba do Peixe
Encontro fortalece parcerias para atualizar diretrizes de conservação do Pantanal Alagoano
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) reuniram-se, nesta quinta-feira (19), com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição integrante do Conselho Gestor da APA da Marituba do Peixe. O objetivo do encontro foi discutir e estruturar os primeiros passos para a revisão do plano de manejo da unidade de conservação.
Durante a reunião, foram formalizadas parcerias e debatidas possíveis contribuições para o processo de revisão. Para Alex Nazário, gerente do setor de Unidades de Conservação do IMA/AL, a expectativa é promover o envolvimento de todo o Conselho Gestor, além da participação ativa das instituições que compõem a gestão da APA, conhecida como Pantanal Alagoano.
“É um projeto de grande relevância ambiental para a reconstrução do plano e o restabelecimento da gestão socioambiental da área de proteção, essencial para a região sul de Alagoas”, destacou o especialista do IMA/AL.
Com 20 anos de existência, o Plano de Manejo da APA da Marituba do Peixe foi implantado em 2006 e conta com um Conselho Gestor atuante. Entre os marcos de sua atuação estão a retirada da cana-de-açúcar do interior da APA e a implementação de programas de educação ambiental e instalação de módulos sanitários em povoados próximos à várzea do Marituba.
Para Paulo Cerqueira, analista de desenvolvimento da Codevasf, a parceria fortalece e contribui para a atualização do plano. “Para nós, é uma satisfação integrar o Conselho Gestor e colaborar nas discussões técnicas entre nossos profissionais e toda a expertise do IMA/AL. Este momento foi marcado por uma importante troca de conhecimentos”, afirmou.

Entenda sobre a gestão estadual da APA
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe foi criada pelo Decreto Estadual nº 32.858/1988. Seu principal objetivo é preservar as características ambientais e naturais, garantindo a produtividade pesqueira, a diversidade da fauna e da flora, além de assegurar o equilíbrio ambiental e socioeconômico da região.
A APA possui uma área de 18.600 hectares (186 km²) e abrange partes dos municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo.