MUNDO PET

Inscrições abertas para curso de qualificação em esterilização de cães e gatos

Técnica ministrada no curso é minimamente invasiva; qualificação é ofertada pela Ufal em parceria com o Ministério do Meio Ambiente

Por Redação com Ascom Ufal Publicado em 21/01/2026 às 09:37

Seguem abertas até o próximo sábado (24) as inscrições para o Curso Teórico de Qualificação em Técnicas de Esterilização Cirúrgica Minimamente Invasivas em Cães e Gatos. Ofertado em parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o curso tem como objetivo fortalecer as ações de manejo populacional ético de cães e gatos, promovendo práticas cirúrgicas responsáveis, seguras e alinhadas ao respeito à vida.

As aulas acontecem em formato híbrido, com aulas teóricas remotas e a parte prática presencial. A etapa de qualificação teórica será realizada na plataforma de ensino a distância do MMA e terá carga horária de 12 horas/aula. Ao fim do primeiro módulo, o participante que tiver aproveitamento mínimo de 85% receberá um link para inscrição na etapa prática presencial.

As aulas práticas acontecem nos campi da Ufal, da UFBR da UnB, portanto, os aprovados devem indicar em qual campus desejam realizar as atividades e se responsabilizar pelos custos de deslocamento e hospedagem. 

Entre as disciplinas do curso estão manejo populacional e aspectos epidemiológicos, zoonoses e tópicos aplicados à anestesia e cirurgia em campanhas de esterilização. A carga horária da parte prática é de 16 horas/aula, incluindo aulas de técnicas cirúrgicas que serão realizadas em dois dias, segundo agendamento do participante no módulo de inscrição da fase presencial.

Mas atenção, as vagas são exclusivas para médicos-veterinários regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV). A prioridade nas inscrições é para Médicos-veterinários do serviço público que atuem em programas municipais de manejo populacional ou em Unidades de Conservação; e Médicos-veterinários que atuam em projetos financiados pelo MMA; trabalham há mais de 12 meses em ONGs, abrigos ou mutirões de castração; possuem vínculo com instituições de ensino de Medicina Veterinária; atuam em clínicas ou hospitais privados que atendem ONGs e mutirões; ou atuam em municípios com população inferior a 50 mil habitantes.

Pré-inscrição gratuita no site. Mais informações no e-mail [email protected] ou no perfil @grupequiufal.