DESBUROCRATIZAÇÃO

Juceal realiza 2ª edição de workshop para modernizar licenciamento e registro empresarial

Evento em Arapiraca reúne técnicos municipais para avançar na implementação da Redesim fase 2 em Alagoas

Publicado em 20/01/2026 às 15:37
Workshop da Juceal reúne técnicos para modernizar licenciamento e registro empresarial em Alagoas. Mayara Tolezi

Júlia Lins / Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) promove, na próxima segunda-feira (26), a segunda edição do Workshop de Modernização e Simplificação do Licenciamento e Registro de Empresas em Alagoas. O evento, voltado para técnicos municipais, será realizado das 14h às 17h, na subseção de Arapiraca da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB-AL).

O treinamento faz parte de uma série de ações decorrentes do contrato para implementação da fase 2 da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Esta nova etapa tem como objetivo desburocratizar o processo de licenciamento no estado, abrangendo consulta prévia, emissão de inscrições, licenças e alvarás, tanto em nível municipal quanto estadual.

“No encontro, vamos passar um pente-fino em todo o sistema, verificar as pendências dos municípios, os usuários cadastrados e alinhar com as entidades se os modelos de documentos estão configurados corretamente. Também vamos avançar na automação da consulta de viabilidade. Tudo isso para que a Redesim fase 2 funcione de forma plena em todo o estado”, explicou Edmundo Lins Filho, gerente da Redesim em Alagoas.

A segunda edição do workshop é direcionada aos municípios de Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho d’Água Grande, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Brás, São Sebastião, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela e Traipu.

O evento será conduzido por técnicos da Juceal e consultores da empresa Vox Tecnologia, tendo como público-alvo os responsáveis pela consulta prévia e pelos processos ligados à Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Finanças e às Secretarias de Indústria e Comércio dos municípios.

O workshop conta ainda com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).