SAÚDE DA MULHER

Unidade de Pré-Natal de Alto Risco realiza mais de 7 mil atendimentos em 2025

UEPNAR amplia acesso ao acompanhamento especializado para gestantes de alto risco em Alagoas

Por Ascom Cria Publicado em 20/01/2026 às 15:39
Em 2025, UEPNAR garante mais de 7 mil atendimentos a gestantes de alto risco em Alagoas Ascom / Sesau

A Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (UEPNAR) encerrou o ano de 2025 com o expressivo número de 7.113 atendimentos realizados em Alagoas. Fruto da parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Primeira Infância (Cria), a unidade consolida-se como referência no acompanhamento de gestantes com gravidez de alto risco no estado.

Ao longo de 2025, a UEPNAR realizou 6.054 consultas especializadas, proporcionando acompanhamento contínuo e humanizado para mulheres que necessitam de cuidados intensivos durante a gestação. Além disso, foram feitos 1.059 exames, essenciais para o diagnóstico precoce e o monitoramento de possíveis intercorrências, garantindo mais segurança para mães e bebês.

Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, os dados refletem o compromisso do Governo de Alagoas com o cuidado integral desde os primeiros momentos da vida.

“Cuidar da gestação é cuidar da primeira infância. Esses números mostram que o Governo de Alagoas tem colocado a vida das mulheres e das crianças como prioridade absoluta, fortalecendo uma rede de cuidado que começa ainda na gravidez e impacta diretamente no futuro dessas crianças”, destacou.

A UEPNAR atende gestantes de alto risco residentes nos municípios da II Macrorregião de Saúde, que abrange as regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. A iniciativa ampliou o acesso ao atendimento especializado e reduziu a necessidade de deslocamento até a capital.

Por meio do acompanhamento ambulatorial, o serviço contribui para a prevenção de complicações na gestação, fortalece a assistência materno-infantil e garante um cuidado mais próximo, seguro e qualificado às mulheres alagoanas.

A UEPNAR

Antes da implantação da Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco, os atendimentos desse tipo em Alagoas estavam concentrados apenas na capital. Com a criação da unidade, a oferta de consultas especializadas foi ampliada, fortalecendo a política estadual de cuidado à saúde da mulher e da primeira infância.

Com os atendimentos realizados, torna-se possível promover a detecção precoce de doenças, reduzir o número de crianças com baixo peso ao nascer e contribuir para a diminuição dos índices de mortalidade materna, assegurando mais qualidade de vida desde o início.