CORREGEDORIA

Reforço na Justiça: Corregedoria credencia 625 novos peritos e auxiliares para agilizar processos em Alagoas

Banco de profissionais agora conta com 2.179 cadastrados; Departamento Central também gerencia pagamentos de assistência gratuita e RPVs

Por Redação com Alice Nobre - Ascom CGJAL Publicado em 20/01/2026 às 11:28
Luana Pimentel, Patrícia Falcão e Cléa Tavares, servidoras que atuam no DCAJ Ascom CGJ

A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) divulgou o balanço de 2025 do Departamento Central de Assuntos Judiciários (DCAJ), setor estratégico para o funcionamento do primeiro grau de jurisdição. O destaque foi o reforço no capital humano técnico: ao longo do ano passado, foram credenciados 625 novos auxiliares da Justiça.

Com esse incremento, o banco institucional do Poder Judiciário alagoano passa a contar com 2.179 profissionais aptos a atuar. O grupo inclui peritos, tradutores, intérpretes, inventariantes dativos, administradores judiciais e corretores públicos. Esses especialistas são fundamentais para "destravar" processos que dependem de conhecimento técnico específico para serem julgados.

Gestão e Pagamentos Além de ampliar o cadastro de peritos, o DCAJ teve papel central na gestão administrativa. O setor é responsável por operar sistemas federais delegados, como o Sistema Creta (do TRF5), que gerencia o pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e Precatórios nas varas estaduais com competência delegada.

O departamento também administra o sistema de Assistência Judiciária Gratuita (AJG/JF), garantindo que advogados dativos e peritos que atuam em casos de justiça gratuita recebam seus honorários.

Produtividade Em 2025, a equipe do DCAJ, composta pelas servidoras Patrícia Falcão, Luana Pimentel e Cléa Tavares, movimentou um alto volume de documentos:

  • 4.530 ofícios recebidos e remetidos;
  • 376 portarias elaboradas;
  • 154 análises de planos de trabalho (regime de produtividade/teletrabalho) de servidores.