SAÚDE E SOLIDARIEDADE

Hemoal realiza coletas externas de sangue em União dos Palmares e Marechal Deodoro

Ações buscam reforçar estoques de hemocomponentes para atender a demanda transfusional em Alagoas.

Por Ascom Sesau Publicado em 20/01/2026 às 10:16
Hemoal realiza coletas externas de sangue para reforço dos estoques em União dos Palmares e Marechal Deodoro.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), promove coletas externas de sangue em dois municípios: União dos Palmares, nesta terça-feira (20), e Marechal Deodoro, na quarta-feira (21).

Em União dos Palmares, a coleta acontece no Hospital Regional da Mata (HRM), localizado no bairro Alameda, das 9h às 16h. O objetivo é reforçar o estoque estratégico de hemocomponentes para suprir a demanda transfusional.

Já em Marechal Deodoro, a ação será realizada na empresa Pointer, situada na Rodovia Divaldo Suruagy, Km 12, no Polo Industrial Multifabril José Aprígio Vilela, das 8h às 17h.

De acordo com a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, a iniciativa é fundamental para manter os estoques de sangue estabilizados e prontos para atender à rede estadual de saúde. “A doação de sangue é um ato capaz de salvar até quatro vidas e é essencial para a segurança clínica de diversos pacientes em todo o estado”, destacou.

Requisitos para doação

Para ser um doador voluntário, é preciso atender aos critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde: estar em bom estado de saúde, apresentar documento oficial com foto, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade.

Pessoas diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos estão permanentemente impedidas de doar sangue. No caso das mulheres, a doação é proibida apenas durante a gestação ou amamentação.

O candidato à doação deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. É proibido consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ao procedimento e recomenda-se dormir ao menos seis horas na noite anterior.