Alagoas

Gerência estadual do Proerd apresenta balanço de ações preventivas promovidas em Alagoas

Por Ascom SSP Publicado em 16/01/2026 às 16:22
Proerd fez a primeira reunião de 2026 para apresentar o balanço das atividades preventivas Ascom SSP

O ano de 2025 foi de grande relevância para o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar, que alcançou 99.594 alunos das redes públicas e privadas de Alagoas. A gerência estadual da ação promoveu, na manhã desta sexta-feira (16), a primeira reunião de 2026 para apresentar o balanço das atividades preventivas ao secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva.

 

Em 2025, o programa desenvolveu 3.592 atividades, como conferências, palestras e parcerias sociais e religiosas, além de ações externas comunitárias, por meio dos projetos Proerd Kids, Proerd Caindo na Real, Currículo do Ensino Médio e Proerd Comunitário. As ações abordam temáticas como segurança nas escolas, bullying, noções de trânsito, drogas lícitas e ilícitas e suas consequências.

De acordo com o secretário Flávio Saraiva, o trabalho da equipe tem sido de grande importância no enfrentamento à violência.

 

“Trabalhar com ações de prevenção para crianças e adolescentes ajuda a coibir crimes no futuro, por isso esse trabalho é tão relevante. Os ótimos resultados alcançados em 2025 são fruto do esforço desempenhado pelas equipes do Proerd. Os números representam vidas protegidas, escolhas conscientes e um futuro mais seguro”, afirmou o secretário Flávio Saraiva.

 

Entre as atividades, a gerente estadual do Proerd, coronel Valdenize Ferreira, destacou o trabalho desenvolvido junto às comunidades indígenas.

 

“O ano de 2025 foi cercado de vitórias para a Segurança Pública. Promovemos atividades educativas em todas as regiões do estado, inclusive em nove comunidades indígenas, como na aldeia Fazenda Canto, na terra indígena Xukuru-Kariri de Palmeira dos Índios. Um trabalho educativo que busca formar multiplicadores da política de promoção da cultura de paz. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o alcance do projeto”, disse ela.

 

O secretário de Gestão Interna e o chefe de gabinete da SSP, coronéis Jairison Melo e Alexandre Saraiva, também participaram da reunião.

 

Planejamento das atividades para 2026

 

Durante os primeiros meses do ano, o foco será nas festas do período carnavalesco. Uma das preocupações é a garantia de segurança das crianças e adolescentes que estarão acompanhando os foliões durante a folia. O Proerd fará rondas policiais e distribuirá pulseiras de identificação contendo nome, nome do responsável e telefone de contato. Durante as abordagens, as famílias serão orientadas sobre quem procurar ou para onde se dirigir em casos de desaparecimentos.

 

O plano de atividades conta ainda com atuação conjunta das forças de segurança pública em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cruz Vermelha, Rede de Atenção à Violência (RAV), Programa Criança Alagoana (Cria) e o Juizado da Infância e Adolescência.

 

Os policiais que desejam se voluntariar ao programa devem participar do Curso Nacional de Instrutor Proerd, que acontecerá em Caldas Novas (GO), previsto para 23 de fevereiro. A capacitação tem como objetivo habilitar novos instrutores para a aplicação dos currículos da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio em todo o estado.

 

Conforme a gerente estadual do Proerd, as ações têm como finalidade aproximar as forças de segurança e a população, e influenciar de maneira positiva a vida de crianças e adolescentes.

 

“É fundamental a construção do vínculo entre as instituições de segurança e a sociedade civil, principalmente com o público infanto-juvenil que se encontra, muitas vezes, em situações de constante exposição a comportamentos nocivos e ilegais. O Proerd entra na vida dessas crianças e adolescentes como um instrumento de prevenção, orientação e formação cidadã, oferecendo ferramentas para escolhas responsáveis”, concluiu a coronel Valdenize.