IMA/AL e BPA promovem trilha educativa na APA do Catolé e Fernão Velho
Servidores da Seprev participam de atividade para conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da biodiversidade local
Kamilla Abely / Ascom IMA/AL
“A natureza representa vida, é um bem que devemos sempre preservar”, afirma José Bernardo, ao relatar sua experiência na trilha educativa realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho. A atividade foi promovida pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) na manhã desta sexta-feira (16).
A iniciativa reuniu integrantes e servidores da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), com o objetivo de conscientizar sobre a relevância da Unidade de Conservação (UC) e ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade do bioma Mata Atlântica.
“Foi um momento de aproximação da população com a natureza para criar e reforçar a conscientização ambiental. Compartilhamos informações sobre as plantas e animais presentes na APA, além de apresentar parte do trabalho desenvolvido pelo IMA e BPA na região”, destacou Wictor Thomas, consultor ambiental do IMA e coordenador do projeto Alagoas Mais Verde.
Para o aspirante do BPA, Leonardo Oliveira, a ação de educação ambiental fortalece a parceria entre os órgãos na defesa do meio ambiente e contribui para a formação do compromisso socioambiental da comunidade alagoana.
“Durante a trilha, observamos alguns dejetos deixados na área, o que evidencia o impacto negativo da intervenção humana e a ameaça aos nossos ecossistemas. Isso mostra que o trabalho de sensibilização deve ser contínuo para garantir um futuro sustentável às próximas gerações”, reforçou Leonardo.
Os participantes percorreram a APA e tiveram a oportunidade de observar de perto a fauna e a flora, identificando espécies nativas e compreendendo a importância do equilíbrio ecológico.
“Passamos tanto tempo focados na cidade que esquecemos que existe um meio ambiente que precisa ser preservado e bem cuidado”, ressaltou Tauana Santos, gerente de Desenvolvimento Integral na Seprev.
Sobre a APA
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho é uma Unidade de Conservação de uso sustentável, criada pela Lei Estadual nº 5.347 de 1992. Com área total de 3.817 hectares (38,17 km²), abrange os municípios de Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Maceió e Rio Largo.