SAÚDE PÚBLICA

Hospital de Emergência acolhe mais de 720 pessoas no feriadão de Réveillon

Unidade em Arapiraca registrou 18 cirurgias e atendeu vítimas de acidentes, agressões e intoxicações entre 1º e 4 de janeiro

Publicado em 05/01/2026 às 09:43
Movimento intenso no Hospital de Emergência do Agreste durante o feriadão de Réveillon em Arapiraca. Tony Medeiros / Ascom HEA

Tony Medeiros / Ascom HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, prestou atendimento a 724 pessoas e realizou 18 procedimentos cirúrgicos durante o primeiro feriadão do ano, entre os dias 1º e 4 de janeiro.

Segundo balanço divulgado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do HEA, com base na plataforma GestHosp, 186 pacientes foram atendidos em decorrência de acidentes de trânsito, sendo 134 envolvendo motocicletas. Outros casos registrados incluem seis acidentes com bicicleta, três com automóveis, três atropelamentos, três capotamentos e 37 colisões.

Os plantonistas também receberam 42 vítimas com corpo estranho em olho, ouvido, garganta ou nariz. Foram atendidas ainda 12 pessoas por intoxicação exógena e 42 por luxações ou entorses. O hospital registrou 24 casos de agressão, sendo 21 físicas, duas por arma branca e uma por arma de fogo.

O HEA acolheu 11 pacientes vítimas de mordida de cachorro, 28 de picada de escorpião, duas por picada de inseto e quatro por mordida de gato. Seis pessoas foram atendidas após queda de animal.

Durante o plantão do Réveillon, a unidade também recebeu 33 vítimas de pancada e 10 de acidentes de trabalho. Foram registrados ainda 127 atendimentos por queda da própria altura, 33 por queda de altura e seis casos de queimaduras.

A unidade hospitalar é referência para a II Macrorregião de Saúde de Alagoas, que abrange o Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.