AGROPECUÁRIA

Produtores familiares de Alagoas têm acesso à tecnologia de extração de leite

Por Ascom / Codevasf Publicado em 30/12/2025 às 18:20
Divulgação/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)  investiu cerca de R$ 3 milhões na estruturação da bovinocultura leiteira em Alagoas desde 2019, somente com o repasse de ordenhadeiras mecânicas. O investimento federal tem permitido que produtores familiares tenham acesso à tecnologia de extração do leite e agreguem valor ao produto, com maior produtividade, eficiência e higiene.

A ordenhadeira mecânica é um equipamento que permite automatizar a extração de leite ao simular um bezerro mamando. Entre os benefícios da utilização do equipamento na produção de leite estão a agilidade no processo, a melhoria da higiene e da qualidade do leite. Seu uso na extração do leite ainda atua para diminuir o risco de mastite.

Dados do Panorama da Produção de Leite em Alagoas, produzido pela Federação das Indústrias do Estado (FIEA), apontam que a unidade da federação ocupa a 10ª posição em valor de produção nacional. Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, esses investimentos estão permitindo que produtores familiares, que sozinhos não teriam acesso ao equipamento, possam modernizar a extração do leite, o que agrega valor ao produto e aumenta a produção.

“Uma ordenhadeira mecânica possui valor médio no mercado de R$ 7 mil. Esse valor é muito distante da realidade da maioria dos produtores familiares. O que queremos não é somente dar condições de trabalho ao homem do campo. Estamos apostando na modernização da atividade para que o produtor tenha valor agregado e para que haja condições de produzir cada vez mais, com qualidade”, defendeu.

Modernização da produção familiar de leite

Um dos produtores beneficiados é Kayo Silva, do município de Girau do Ponciano. O jovem produz leite junto com sua família em uma pequena propriedade rural do município. “Com o apoio da Secretaria de Agricultura, conseguimos receber uma ordenhadeira para ajudar nosso trabalho. O equipamento é uma mão na roda para quem trabalha no campo e trouxe mais agilidade e praticidade, proporcionando mais tempo livre para estudo e lazer”, afirmou.

Para a operação do equipamento, o jovem produtor recebeu capacitação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos. O secretário da pasta, Maciel Oliveira, revelou que o município — um dos maiores produtores de leite de Alagoas em valor de produção — já foi beneficiado com cerca de 40 ordenhadeiras mecânicas, com o apoio da Codevasf.

Ordenhadeiras mecânicas e produção leiteira em Alagoas

Somente no período entre os anos de 2019 e 2025, a Codevasf já repassou 427 ordenhadeiras mecânicas. Os equipamentos foram doados a um total de 26 beneficiários, que incluem associações e cooperativas de produtores de leite e prefeituras de municípios que integram a cadeia produtiva do leite e derivados em Alagoas.