INCLUSÃO SOCIAL

Governo de Alagoas inicia entrega do aluguel social à população em situação de rua

Primeira família beneficiada recebe moradia e acompanhamento multidisciplinar pelo programa Novo Lar, Nova Vida.

Por Hannah Copertino / Agência Alagoas Publicado em 30/12/2025 às 17:41
Primeira família beneficiada recebe moradia e acompanhamento do programa Novo Lar, Nova Vida em Alagoas. Hannah Copertino / Agência Alagoas

Um sonho realizado. Assim Nadja Maria da Silva Oliveira definiu o momento em que deixou as ruas para morar, com seus dois filhos — um bebê de 10 meses e uma criança de cinco anos — em uma casa no bairro do Rio Novo, em Maceió. Ela vivia em situação de rua na Praça Dom Pedro II e foi a primeira beneficiada pelo aluguel social do Programa Novo Lar, Nova Vida, parte da Política Estadual de Atenção e Acolhimento à População em Situação de Rua, promovida pelo Governo de Alagoas.

“Estou muito feliz por sair das ruas e ter a minha casinha, podendo oferecer uma vida com conforto e segurança para os meus filhos”, afirmou Nadja Oliveira.

Além da moradia, Nadja e seus filhos recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, socioeducador, técnico de enfermagem, enfermeiro, nutricionista e educador financeiro. O objetivo é oferecer orientação até que ela conquiste autonomia.

Essa equipe elabora, junto à beneficiária, um Plano de Vida Individualizado, contemplando a conclusão dos estudos, qualificação profissional, encaminhamento ao mercado de trabalho e acesso a serviços de saúde, entre outras necessidades.

“O Governo de Alagoas tem investido em políticas que enxergam as pessoas além da vulnerabilidade. O Novo Lar, Nova Vida mostra que é possível transformar realidades com planejamento, sensibilidade e ação integrada aos serviços do Estado, criando novas oportunidades. Quando uma mãe sai das ruas com seus filhos e passa a ter um teto, acompanhamento e perspectivas, o Estado cumpre seu papel de cuidar de quem mais precisa”, destacou Ricardo Dória, secretário de Estado de Prevenção à Violência.

Integrantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua acompanharam a mudança de Nadja. “Para nós do movimento, é uma grande conquista ver nossos companheiros da rua recebendo sua casa com mobília para a família. Estou muito feliz por mais uma vitória, fruto de um trabalho coletivo e de união, que promove a inclusão da população em situação de rua”, declarou Rafaelly Machado, coordenadora nacional do MNPSR.

Sobre o programa

O Programa Novo Lar, Nova Vida oferece os auxílios Moradia e Novo Lar. O Auxílio Moradia garante habitação digna por meio do aluguel social, com valor máximo de R$ 800. As casas e apartamentos alugados são entregues com enxoval, assegurando condições adequadas para os beneficiados. Proprietários interessados em alugar seus imóveis podem se cadastrar pelo link: https://seprev.al.gov.br/programa-novo-lar.

Já o Auxílio Novo Lar tem como objetivo viabilizar o retorno de pessoas em situação de rua para sua cidade de origem, garantindo transporte, alimentação e contato com o CRAS local para suporte na reinserção social.

Essas ações foram planejadas a partir dos dados do 1º Censo da População em Situação de Rua, que entrevistou 2.265 pessoas em Alagoas, com apoio do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua. O objetivo é garantir direitos sociais e dignidade a quem se encontra nessa condição no estado.