Operações aeromédicas de Alagoas ganham destaque em revista internacional de aviação
Atuação do Departamento Estadual de Aviação de Alagoas e uso do helicóptero H135 são evidenciados em publicação da Airbus Helicopters.
O Departamento Estadual de Aviação de Alagoas (DEA) foi destaque na edição nº 140 da revista Rotor, publicação internacional da Airbus Helicopters voltada ao setor aeronáutico e à aviação de serviços essenciais. A reportagem aborda operações aeromédicas realizadas em helicópteros em diferentes países, destacando o papel de grupamentos aéreos no atendimento de urgência e emergência.
No segmento dedicado ao Brasil, a revista apresenta relatos de profissionais da saúde e da aviação envolvidos em missões aeromédicas, com ênfase no uso do helicóptero H135, modelo recentemente adquirido pelo Governo de Alagoas. Entre os entrevistados estão o diretor-presidente do DEA, coronel André Madeiro, e a diretora de Controle Interno do Departamento, tenente-coronel Elaine Monteiro, que compartilham experiências operacionais e estratégicas do órgão em resgates e transportes aeromédicos.

Na matéria, o coronel André Madeiro ressalta a automação como um dos principais avanços para a segurança e eficiência das operações. “Hoje, a tecnologia que agrega mais valor ao nosso serviço é a automação”, afirma. Segundo ele, o piloto automático de quatro eixos do H135 “reduz a carga de trabalho, proporciona mais tranquilidade à tripulação e eleva os padrões operacionais a um novo patamar”.
O diretor-presidente também enfatiza que as missões exigem alto nível de integração entre os profissionais a bordo, com responsabilidades bem definidas e comunicação focada nos aspectos essenciais da ocorrência e da operação.

Já a tenente-coronel Elaine Monteiro destaca a configuração interna da aeronave e o papel do espaço da cabine nas missões aeromédicas. “Usar o H135 em operações aeromédicas é uma grande vantagem”, afirma, ressaltando que, além da versatilidade, a aeronave oferece mais espaço interno.
De acordo com Elaine Monteiro, essa característica “permite posicionar melhor os pacientes e atendê-los com todos os recursos e equipamentos técnicos necessários, proporcionando mais conforto tanto para a tripulação quanto para os pacientes”.

Em Alagoas, as operações aeromédicas são coordenadas pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), por meio do Programa Salva Mais, que integra em uma única central o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
A revista Rotor entrevistou o coronel André Madeiro e a tenente-coronel Elaine Monteiro durante a Airbus Helicopter Emergency Medical Services (HEMS) Conference 2025, realizada em setembro, na cidade de Donauwörth, Alemanha.