PENEDO

Animação da Ufal recebe prêmio internacional em Festival de Cinema

Projeto de série que será produzida em laboratório de Penedo vai ganhar assessoria personalizada com cineasta de Cuba

Publicado em 26/12/2025 às 13:16

A professora Andréa Paiva, doutora em Oceanografia e cineasta da Unidade Educacional da Ufal em Penedo, teve seu projeto de animação premiado no Fórum Latino-Americano e Caribenho de Animação, realizado de 11 a 14 de dezembro, em Havana-Cuba. O evento fez parte da programação do Festival de Cinema de Havana e foi uma oportunidade para projetar internacionalmente o material produzido pela Ufal Penedo.

Casas Marinhas é uma série que trata sobre os problemas ambientais provocados pela poluição nos diversos ecossistemas marinhos, como praias, recifes de corais, costões rochosos, mar aberto, estuários, manguezais e mar profundo, dando continuidade ao curta-metragem de animação Azul Índigo, dirigido por Andréa.

A docente foi selecionada para participar de uma consultoria ministrada pelo diretor de animação Ernesto Padrón, de Cuba; os produtores brasileiros Nara Aragão e Cesar Cabral; além de Paola Becco, da Argentina. Depois dos quatro dias de assessoria, o projeto de Alagoas ganhou prêmio para participar de uma assessoria personalizada de roteiro no Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica (Icaic Animados).

O produtor de cinema do Icaic, Aramis Acosta Caulineau, vai ministrar a assessoria marcada para o próximo ano. Aramis é doutor em Artes pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha, e doutor honoris causa pela Universidade Anglo-Hispânica Mexicana de Puebla, México. Caulineau atua como professor de Roteiro e Produção de Animação na Faculdade de Mídia Audiovisual (Famca), onde é membro do Comitê Acadêmico, e membro do Comitê Científico da revista especializada espanhola Con A de Animación. Aramis também faz parte da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba, da Associação Cubana de Comunicadores Sociais e da Associação Internacional de Cinema de Animação (Asifa) e possui uma extensa filmografia como produtor, com mais de 600 filmes de diversos diretores, além de inúmeros prêmios em eventos nacionais e internacionais, entre eles a Ordem Nacional da Cultura, concedida pelo Conselho de Estado da República de Cuba.

A professora Andréa Paiva está entusiasmada com a nova oportunidade de aprimorar seu trabalho. “Esse prêmio é importante para a consolidação do cinema no bairro São Francisco, principalmente o cinema de animação, que está iniciando a animação stop motion em Penedo. Isso também fortalece o laboratório Escola de Cinema da Ufal. Eu fiquei muito feliz por ter recebido esse prêmio, que é um reconhecimento de todo o trabalho que eu e a equipe temos tido em Penedo para fazer acontecer o cinema de animação”, ressaltou a professora.

Ela conta que após a consultoria durante o festival, decidiu incluir um episódio a mais na série, totalizando sete. A história que se passa em ambientes marinhos e traz animais como o peixe-boi-marinho, o mero e a tartaruga-marinha, que sofrem os efeitos do lixo e de outras formas de poluição nos oceanos. Com uma narrativa sensível e informativa, a série também é protagonizada pela menina-sereia Iara, inspirada em ativistas jovens como Greta Thunberg, Malala e Chai Suruí, representando uma geração preocupada com o futuro do planeta.

Andréa vai preparar os roteiros em parceria com a diretora de arte Priscila Calumbi e uma equipe formada para esse trabalho que será contemplado com a assessoria personalizada de Aramis Acosta Caulineau no segundo semestre de 2026.