TELEVISÃO

TV Asa Branca, afiliada da Globo em Alagoas, não tem alcance em alguns municípios

Palmeira dos Índios está fora da cobertura e pela Globoplay só sintoniza retransmissora cearense

Por Redação Publicado em 26/12/2025 às 12:31

A TV Asa Branca, que recentemente assumiu a concessão de afiliada da TV Globo em Alagoas, não possui alcance de transmissão em diversos municípios alagoanos. Um dos exemplos mais claros é Palmeira dos Índios, onde a emissora simplesmente não chega, nem pelo sinal aberto nem pela plataforma digital.

A mudança de concessão encerrou o ciclo da Gazeta de Alagoas como retransmissora da Globo no estado. Desde então, a TV Asa Branca passou a responder oficialmente pela exibição da programação da emissora carioca em Alagoas. No entanto, a nova afiliada ainda não cobre integralmente o território alagoano, deixando parte da população sem acesso à programação regionalizada.

Globoplay exibe jornal do Ceará no lugar da programação local


A limitação de alcance também se reflete no ambiente digital. Em municípios fora da área de cobertura da TV Asa Branca, como Palmeira dos Índios, a emissora não aparece como afiliada regional no Globoplay. No lugar dos tradicionais telejornais informativos de utilidade pública, voltados à realidade do Agreste e do Sertão alagoano, a plataforma passa a transmitir o jornal do Estado do Ceará, por meio da TV Verdes Mares.

Na prática, isso significa que o telespectador alagoano recebe notícias, serviços e informações produzidas para outra unidade da federação, sem qualquer vínculo direto com sua realidade local, o que compromete o acesso a conteúdos de interesse público, como avisos oficiais, cobertura política regional, segurança, saúde e prestação de serviços.

Municípios ficam penalizados após mudança de retransmissão

Cidades como Palmeira dos Índios sempre tiveram forte presença da programação da Rede Globo, seja pela audiência consolidada, seja pelo papel dos telejornais como instrumentos de informação e cidadania. Contudo, com a assunção da TV Asa Branca como nova retransmissora da Globo em Alagoas, parte dos municípios acabou penalizada pela ausência de cobertura territorial, ficando sem acesso à programação local e regional da emissora.

Até o momento, não há esclarecimento público sobre quando — ou se — haverá expansão do alcance da TV Asa Branca para essas cidades, nem sobre ajustes na distribuição regional do Globoplay. Enquanto isso, milhares de alagoanos seguem acompanhando noticiários de outro estado, em um cenário que levanta questionamentos sobre regionalização, direito à informação e alcance efetivo da concessão em Alagoas.