SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional de Palmeira dos Índios amplia rede de assistência com novos leitos de saúde mental

Unidade recém-inaugurada oferece 10 leitos dedicados ao cuidado psicossocial, reforçando a política antimanicomial em Alagoas.

Publicado em 23/12/2025 às 16:30
Hospital Regional de Palmeira dos Índios inaugura leitos de saúde mental, reforçando a rede psicossocial no interior. João Victor Souza / Ascom Sesau

Daniel Tavares / Ascom Sesau

O Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e inaugurado na última sexta-feira (19), amplia a oferta de atendimento psicossocial no interior de Alagoas. A unidade conta agora com 10 leitos de saúde mental, destinados ao cuidado de pessoas em crise e a internações breves, oferecendo segurança clínica e garantia de direitos aos pacientes.

Com essa iniciativa, o Estado busca fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e consolidar a política antimanicomial, em conformidade com a Portaria GM/MS nº 148/2012, que estabelece normas para o funcionamento e habilitação do componente hospitalar da RAPS, bem como incentivos para custeio e investimento.

Para o secretário de Estado da Saúde, Emanuel Barbosa, a oferta de cuidado integral e inclusivo representa o compromisso com a reforma psiquiátrica, alinhada às diretrizes federais e voltada para acolher o cidadão em momentos de maior vulnerabilidade, com suporte clínico qualificado.

"Os leitos de saúde mental elevam nossa rede de assistência a um novo patamar de humanização. Estamos vivenciando um momento histórico para a saúde em Alagoas. É um avanço que demonstra o compromisso do Governo Paulo Dantas em cumprir o dever ético da reforma psiquiátrica. Ao integrar o cuidado mental ao Hospital Regional de Palmeira dos Índios, combatemos o estigma e garantimos atendimento digno, seguro e pautado na liberdade e nos direitos humanos", afirmou o secretário.

O secretário-executivo de Ações de Saúde, Guilherme Lopes, destacou o empenho da Sesau para ampliar a oferta de atendimento psicossocial e ressaltou o avanço do Estado na regionalização da saúde.

"Essa medida fortalece a rede de atenção psicossocial e está alinhada com a política antimanicomial. É uma ação do Governo Paulo Dantas para promover cada vez mais saúde mental em todo o estado de Alagoas. É um marco para a saúde mental, aproximando o cuidado de quem precisa e reduzindo deslocamentos e barreiras. Hoje, nossa rede conta com portas de entrada qualificadas, cuidado contínuo, sempre com dignidade e respeito aos direitos", pontuou.

Fortalecimento da rede

O Estado vem investindo no componente hospitalar da RAPS com entregas contínuas e planejadas. Em 2025, a Sesau duplicou a capacidade da ala de atenção psicossocial do Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo.

Além disso, foram implantados leitos de saúde mental infantil no Hospital da Criança, em Maceió, uma iniciativa inédita e fundamental para proteger crianças e pré-adolescentes em sofrimento psíquico, com cuidado especializado e humanizado.

HRPI

Com capacidade total de 174 leitos, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) beneficia mais de 152 mil habitantes do Agreste e Sertão. Além de Palmeira dos Índios, a unidade atende moradores de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca, ampliando o acesso ao atendimento hospitalar de média e alta complexidade.

Construído pela Sesau com investimento superior a R$ 100 milhões, o novo hospital está localizado às margens da BR-316, no bairro Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. O HRPI ocupa uma área de 10.500 m² e possui dois pavimentos.