Unidades do Hemoal terão funcionamento especial para doação de sangue no Natal
Hemocentro de Alagoas divulga horários diferenciados em Maceió e Arapiraca nos dias 24 e 25 de dezembro.
As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizadas na capital e no interior do Estado, funcionarão em horário especial nesta quarta-feira (24), devido ao ponto facultativo, e na quinta-feira (25), feriado nacional de Natal. Os alagoanos interessados em doar sangue antes das celebrações devem ficar atentos aos horários divulgados pela Hemorrede Pública de Alagoas.
Na quarta-feira (24), as unidades de Arapiraca e Maceió estarão abertas das 7h às 15h para receber voluntários. Já na quinta-feira (25), não haverá expediente para doação de sangue.
Nesse dia, apenas os Núcleos de Dispensação de Sangue permanecerão abertos para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais do Estado. O Núcleo de Hematologia também funcionará para atender pessoas com doenças do sangue, como hemofilia.
Em Arapiraca, a Unidade Eldorado fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. Em Maceió, a Unidade Trapiche está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e a Unidade Via Expressa está situada na Avenida Menino Marcelo, anexa ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).
Critérios para doar sangue
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário cumprir critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além de estar em boas condições de saúde, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento oficial de identificação com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal.
Não é permitido doar sangue em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos antes da doação. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado nas 12 horas que antecedem a doação, assim como a prática de exercícios físicos intensos. O voluntário também deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
Pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação ficam temporariamente impedidas de doar sangue por um ano. Quem estiver gripado deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para doar.
Há impedimentos definitivos para quem teve hepatite após os 11 anos de idade, é portador do vírus HIV, Aids, doença de Chagas ou sífilis, conforme o Ministério da Saúde.
No caso das mulheres, a doação é proibida apenas durante a gestação ou enquanto estiverem amamentando.