Sefaz lança canal exclusivo para facilitar atendimento a MEIs
Ferramenta virtual oferece suporte especializado e agiliza resolução de pendências fiscais para microempreendedores em Alagoas.
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) lançou, na sexta-feira (19), um novo canal de atendimento exclusivo para Microempreendedores Individuais (MEIs). Integrada à atendente virtual Nise, a ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), oferecendo suporte especializado por meio do Simples Nacional.
Embora o NAF seja uma iniciativa em cooperação com a Receita Federal, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é unificado.
Com o novo canal, os procedimentos para solucionar pendências fiscais de competência estadual serão agilizados pela Fazenda de Alagoas. O acesso pode ser feito pelo site oficial da Nise (https://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot).
O serviço abrange desde a emissão de boletos até orientações sobre dúvidas frequentes, conectando diretamente o MEI aos servidores fazendários. A gerente de Atendimento ao Contribuinte, Ana Karla, destacou os resultados positivos do atendimento virtual da Sefaz e celebrou a implantação.
“A parceria entre os órgãos reforça o processo de modernização e aprimoramento do nosso atendimento, especialmente ao proporcionar os serviços sem a necessidade de deslocamentos do contribuinte. Então, além de beneficiar a sociedade com um suporte de qualidade, traz comodidade e solução rápida”, explicou.
A novidade evidencia o papel da Sefaz na educação fiscal e no apoio aos pequenos negócios. A implementação do menu específico garante mais agilidade na resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas para os contribuintes.