Municípios do interior recebem edição itinerante do OxeTech com formações em tecnologia
Ações do Governo Trabalhando levam cursos gratuitos de programação e desenvolvimento web a Olho d’Água das Flores e Palmeira dos Índios.
Bruna Tojal / Ascom Secti
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizou workshops gratuitos em tecnologia nos municípios de Olho d’Água das Flores e Palmeira dos Índios, nos dias 18 e 19 de dezembro, como parte das ações do Governo Trabalhando. A iniciativa integrou mais uma edição do OxeTech Lab Itinerante, programa que visa ampliar o acesso a formações tecnológicas e aproximar a população das oportunidades do ecossistema de inovação alagoano, especialmente no interior do estado.
Os cursos oferecidos incluíram turmas de introdução a Python e oficinas práticas de Desenvolvimento Web, utilizando HTML, CSS e JavaScript. As atividades possibilitaram aos participantes o primeiro contato com conceitos de programação e criação de páginas na internet, estimulando o interesse pela área de tecnologia e ampliando as oportunidades de qualificação profissional no interior de Alagoas, um dos setores que mais cresce mundialmente.

Em Olho d’Água das Flores, as atividades aconteceram no Clube Municipal Luiz dos Anjos, na última quinta-feira (18), marcando a abertura desta rodada do Governo Trabalhando. Para Davi Francisco, zootecnista e participante do evento, o workshop será fundamental para integrar a tecnologia à sua atuação no setor agropecuário.
“O programa oferece um breve treinamento em Python, que é muito importante para agregar à minha profissão. Como zootecnista, acompanho as inovações do agro, e a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo. Ela faz parte do nosso dia a dia, contribuindo para a melhoria dos processos produtivos e para a qualidade de vida da sociedade como um todo”, destacou.

Em Palmeira dos Índios, o evento foi realizado na Praça do Skate, na sexta-feira (19), com a mesma programação de conteúdos. Mirella Rodrigues, coordenadora do OxeTech e responsável pela ação, destacou os dois dias intensos de aprendizado proporcionados à população dos municípios.
“Ao longo dos dois dias de ação, oferecemos formações em Python e Desenvolvimento Web com foco prático, possibilitando que os participantes tivessem contato direto com a tecnologia. O OxeTech Itinerante tem cumprido seu papel de levar capacitação ao interior do estado, aproximando a população das oportunidades do ecossistema de inovação”, afirmou.
Para a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aline Rodrigues, a ação é especialmente relevante nos municípios que ainda não contam com laboratório do OxeTech, pois contribui para divulgar o programa e suas vertentes.
“Levar o OxeTech Itinerante a municípios sem laboratório do programa é fundamental para ampliar o alcance das nossas ações. Além de divulgar as iniciativas e vertentes do OxeTech, conseguimos aproximar a população da tecnologia, despertando o interesse e mostrando que esse conhecimento está ao alcance de todos”, ressaltou a secretária.
Nas próximas agendas do Governo Trabalhando, o OxeTech Itinerante continuará presente com atividades formativas, garantindo a inserção da tecnologia entre os serviços ofertados à população. A atuação conjunta reforça a proposta de levar conhecimento técnico de forma acessível, conectando inovação às demandas locais.