GESTÃO ESTADUAL

Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde

Advogado Emanuel Barbosa assume a Sesau e reforça compromisso com a continuidade dos serviços e fortalecimento do SUS em Alagoas.

Por Josenildo Törres / Ascom Hemoal Publicado em 18/12/2025 às 18:48
Emanuel Barbosa é nomeado secretário interino da Saúde, focando na continuidade dos serviços em Alagoas. Divulgação

O governador Paulo Dantas nomeou, por meio da portaria 105.863 publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o advogado Emanuel Barbosa como secretário interino da Saúde de Alagoas. Ele sucede o médico Gustavo Pontes de Miranda no comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Emanuel Barbosa possui ampla experiência na administração pública e já atuava na Sesau como gerente executivo de Licitação. O novo gestor destacou que seu principal objetivo é garantir a continuidade dos serviços da Rede Pública Estadual de Saúde, assegurando assistência à população alagoana.

"Em parceria com a equipe técnica da Sesau e os servidores de carreira, vamos trabalhar para que os serviços de saúde prestados aos alagoanos funcionem normalmente. Conforme determinação do governador Paulo Dantas, nosso foco é manter todas as unidades e programas em pleno funcionamento", afirmou Emanuel Barbosa.

O secretário interino também ressaltou que o foco da Sesau é, acima de tudo, o cidadão alagoano. "Seguiremos a orientação do governador Paulo Dantas, atuando pelo fortalecimento do SUS [Sistema Único de Saúde], utilizando de forma responsável os recursos públicos e garantindo atendimento de qualidade, humanizado e eficiente à população", pontuou.

Currículo

Emanuel Victor Duarte Barbosa é graduado em Direito e mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Antes de atuar na Sesau como gerente de Licitações, foi assessor técnico em Licitações e Contratos da Prefeitura de Jacaré dos Homens.

Também presidiu a Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura de Arapiraca, atuou como consultor jurídico da Câmara Municipal de Igaci e coordenou contratos na Prefeitura de Palmeira dos Índios, sempre com foco no planejamento, supervisão e acompanhamento de processos licitatórios para aquisição de bens, serviços e insumos.

Na gestão pública, Emanuel Barbosa também se destacou pela atuação na gestão de contratos administrativos, padronização de procedimentos e elaboração de minutas e fluxos internos, contribuindo para a eficiência e o monitoramento das execuções contratuais.

Além disso, integrou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e participou da Câmara Técnica de Direito Sanitário desde 2013, promovendo debates sobre o direito à saúde e contribuindo para análise, alteração e formulação de políticas públicas no setor.