JUSTIÇA

Celyrio Adamastor debate combate à litigância abusiva em encontro do CNJ

Reunião discutiu criação de políticas públicas para identificar e frear demandas que sobrecarregam indevidamente o Judiciário.

Por Niel Rodrigues - Ascom CGJAL, com informações do CNJ Publicado em 18/12/2025 às 17:28
Des. Celyrio Adamastor e juiz auxiliar da CGJAL, Geneir Marques. Cortesia

O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor, e o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Geneir Marques, participaram do evento de apresentação do Diagnóstico Nacional sobre o Enfrentamento da Litigância Abusiva e Predatória no Poder Judiciário, que ocorreu nesta quinta-feira (18), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.

A iniciativa tem como objetivo compartilhar os principais resultados da pesquisa inédita realizada pelo CNJ, em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ).

A pesquisa analisou práticas de litigância abusiva e predatória em 12 tribunais brasileiros, com base em entrevistas e em metodologia que combinou análise quantitativa e qualitativa dos processos.

O estudo busca subsidiar políticas públicas e estratégias institucionais voltadas à prevenção, identificação e enfrentamento de comportamentos processuais que sobrecarregam o Judiciário e comprometem o acesso à Justiça.

O evento contou com a presença de representantes da magistratura, Ministério Público, Defensorias Públicas, advocacia, servidores, membros da academia e da sociedade civil.