Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos ganha Associação de Amigos para fortalecer ações culturais
Nova entidade civil vai apoiar projetos, ampliar parcerias e incentivar a leitura no espaço cultural de Maceió.
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, importante equipamento cultural do Governo de Alagoas administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), conta agora com a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos (AABPEGR). A entidade foi oficialmente criada durante Assembleia Geral de Fundação realizada na última segunda-feira (15), no próprio espaço da biblioteca, localizado no Centro de Maceió.
De natureza civil e sem fins lucrativos, a associação tem como missão apoiar, promover, incentivar e colaborar com as atividades culturais, educacionais, literárias e institucionais da Biblioteca, além de fomentar o acesso à leitura, à cultura e à cidadania. A iniciativa visa ainda fortalecer parcerias, captar recursos e ampliar o alcance das ações desenvolvidas no equipamento cultural.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a criação da associação representa um avanço significativo na política de fortalecimento dos equipamentos culturais públicos de Alagoas.
“A Biblioteca Graciliano Ramos é um espaço para a formação de leitores, para o acesso democrático ao conhecimento e para a valorização da nossa produção literária. A Associação de Amigos surge como uma aliada fundamental, somando esforços ao trabalho que o Governo de Alagoas, por meio da Secult, já desenvolve para manter a biblioteca viva, ativa e cada vez mais conectada com a sociedade”, destacou a secretária.
Durante a assembleia, foram aprovados por unanimidade o Estatuto Social da entidade e eleita a primeira diretoria, que terá mandato de três anos. A presidência da associação ficará a cargo de Rachel Rocha de Almeida Barros, com Douglas Apratto Tenório como vice-presidente, além de representantes nas áreas administrativa, financeira, comunicação e conselho fiscal.
A diretoria é composta por Cícero Péricles de Carvalho (diretor administrativo), Ábia Denise Marques Pinheiro de Lima (tesoureira), Wáblio Willian Leandro Silva (secretário) e Ênio Lins de Oliveira (Diretoria de Comunicação).
O Conselho Fiscal conta com os membros titulares Adriano Vieira da Silva, Almiraci Dantas dos Santos e Amaro Hélio Leite da Silva. A assessoria jurídica ficará sob responsabilidade do advogado Walner Gouveia Santos Silva.
A supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas, ressaltou o papel da associação como elo entre a biblioteca e a comunidade.
“A criação da Associação de Amigos ressalta o sentimento de pertencimento e de corresponsabilidade com a biblioteca. É um passo importante para ampliar projetos, estimular novas parcerias e garantir que o espaço continue cumprindo sua função social, educativa e cultural”, afirmou.