POLÍTICAS PÚBLICAS

Secretaria da Mulher discute em SP uso de dados para construção de políticas baseadas em evidências

Por Jaci Lira/Ascom Semudh Publicado em 26/03/2025 às 17:04
Secretária Maria Silva falou da importância do uso de indicadores para construção do Plano de Políticas para Mulheres de Alagoa @dubillafoto

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, participou, nessa terça-feira (25), do lançamento global da Alliance for Data, Evaluation and Policy Training (ADEPT). O evento aconteceu em São Paulo, no Instituto de Pesquisa e Ensino (Insper), e reuniu especialistas para discutir a importância da construção de políticas públicas baseadas em evidências.

 

O Insper atua, no Brasil, como escritório do J-PAL [Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab), centro de pesquisa global que trabalha para reduzir a pobreza no mundo.

 

Sob moderação da gerente de Políticas Públicas do J-PAL, Ariana Britto, e ao lado de outros especialistas, a secretária Maria Silva participou do painel intitulado "Construindo um ecossistema de evidências para políticas na América Latina e Caribe", e contribuiu com reflexões sobre os desafios e oportunidades na utilização de dados e evidências para a formulação de políticas públicas eficazes.

 

Em sua fala, ela ressaltou a importância das evidências para o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). "Quando a gente pensa na construção de políticas públicas, temos que voltar o nosso olhar para os dados que irão basear o nosso trabalho, principalmente na gestão pública, onde enfrentamos desafios para a implementação. E foi com essa preocupação que elaboramos o Primeiro Plano de Políticas para Mulheres de Alagoas, que atende às demandas de mulheres em diversos recortes", ressaltou a secretária, destacando a importância das evidências para o trabalho desenvolvido pela Semudh.

 

Formalizada em parceria com o Insper e o J-PAL, a ADEPT tem como propósito fortalecer a capacitação e o uso de evidências na formulação de políticas, promovendo um ambiente de cooperação entre pesquisadores, gestores e organizações comprometidas com a melhoria da governança e da tomada de decisões baseadas em dados.

 

Também participaram do painel o vice-presidente acadêmico do Insper, Sergio Lazzarini; a vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann, Alessandra Benedito; e o secretário de Monitoramento e Avaliação do Governo Federal, Sérgio Firpo.

 

Parceria com J-PAL

 

Desde 2024, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos possui parceria com o centro de pesquisa J-PAL, realizando processo formativo para a equipe técnica da Semudh, Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Instituto GENi; além de oficinas de construção dos indicadores para monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres de Alagoas.

 

Foi também por meio da parceria com o J-PAL e o Instituto GENi que a Semudh iniciou a estruturação do Observatório de Políticas Públicas de Gênero.