Oficina Mais Saúde Bucal no SUS reúne coordenadores e gestores municipais para aprimorar atendimento odontológico

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quarta-feira (26), a Oficina Mais Saúde Bucal no SUS, voltada para coordenadores municipais e gestores da área. O evento aconteceu no Campus IV do Centro Universitário Cesmac, em Maceió, e teve como objetivo atualizar os profissionais sobre a Política Nacional de Saúde Bucal, além de discutir desafios e avanços na assistência odontológica no Estado.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, a cirurgiã-dentista Lisiane Torres, a iniciativa faz parte do planejamento anual da Assessoria Técnica de Saúde Bucal (ATSB) da Sesau. “Nosso foco é fortalecer o acesso e a qualidade dos serviços odontológicos oferecidos pelo SUS, garantindo que os profissionais estejam sempre atualizados com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal”, frisou.
A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, também marcou presença no evento e ressaltou o investimento da pasta em capacitações para os municípios. “Hoje nós estamos aqui recebendo o Ministério da Saúde, na pessoa da coordenadora geral, Doralice Severo, os secretários de saúde dos nossos municípios, assim como, coordenadores municipais de saúde bucal. A Sesau vem investindo estrategicamente na qualificação dessas equipes municipais, ofertando oficinas e capacitações, com o objetivo de melhorar o acesso da população aos serviços de saúde bucal”, disse.
Presente no encontro, a coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo, destacou a importância do evento para aprimorar a assistência odontológica no Estado. “Nós estamos aqui em Maceió com a presença dos municípios para tratar da reconstrução da saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Nós passamos 2023 e 2024 em um grande movimento de reconstrução e retomada e Alagoas participou ativamente. Agora estamos aqui para estabelecer o planejamento dos próximos anos, 2025 e 2026. Agora, depois de arrumar a casa, vamos pensar nas entregas que temos que fazer para o povo brasileiro, o povo alagoano”, pontuou a representante do Ministério da Saúde.