Um legado de 45 anos: Servidor se despede da Uncisal e deixa nome na história da instituição

A terça-feira, 25 de março de 2025, foi um dia especial para José Lino da Hora, carinhosamente conhecido por Seu Lino. Ao comemorar o aniversário de 75 anos, ele se despediu oficialmente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), encerrando uma trajetória de 45 anos de dedicação à instituição. O momento foi celebrado com homenagens e o reconhecimento de colegas, gestores e estudantes, que destacaram sua contribuição para a universidade ao longo das décadas.
Servidor de carreira, Seu Lino iniciou a jornada na época da Fundação de Saúde de Alagoas Governador Lamenha Filho (Funglaf), que antecedeu a criação da Uncisal. Técnico em Segurança do Trabalho por formação, ele trilhou sua carreira como técnico de Recursos Humanos, atuando em diferentes setores, incluindo o Hospital Geral do Estado (HGE) – na época, chamado de Hospital José Carneiro – e o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (antigo Hospital de Doenças Tropicais). Nos últimos anos, fez parte da Controladoria Acadêmica da Uncisal, onde conquistou o respeito e o carinho dos estudantes e colegas.
Conhecido pelo seu jeito afetuoso e pelas conversas sempre bem-humoradas, Seu Lino se tornou uma figura emblemática dentro da instituição. “Eu tiro férias na Uncisal, e não da Uncisal”, brincava ele, expressando o quanto se sentia parte do ambiente. Para ele, a universidade nunca foi apenas um local de trabalho, mas, sim, um espaço de convivência, aprendizado e lazer. “Eu apenas passo em casa, mas moro mesmo na Uncisal”, diz ele, que também gostava de dar a dica: “Se não puder ajudar, não atrapalhe”.
.jpg)
O servidor construiu uma relação sólida com a comunidade acadêmica e sempre tratou a todos com o mesmo respeito. “99,9% dos alunos gostam de mim”, lembrou ele, reconhecendo que o trabalho, por vezes, trouxe desafios. Mas, para os colegas, o mais importante é que Seu Lino sempre fez questão de compartilhar seus conhecimentos. “Ele pode estar se despedindo, mas seu legado permanece”, afirmam, destacando seu esforço em garantir a continuidade do setor.
O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, destacou a importância do servidor para a universidade e entregou um certificado de agradecimento em nome da instituição. “A Uncisal tem a honra de reconhecer e expressar sua profunda gratidão ao servidor José Lino da Hora, que, ao longo de 45 anos de dedicação, empenho e comprometimento, contribuiu significativamente para o crescimento e o sucesso desta instituição”, diz a placa entregue durante a homenagem.
.jpg)
Para o reitor, Seu Lino é uma figura marcante sempre presente e a história dos demais servidores vai se construindo com base em vivências inspiradoras como a dele. Para confirmar esse compromisso, a Uncisal tem um corpo de servidores técnicos e docentes muito comprometidos”.
A vice-reitora, Ilka do Amaral Soares, também prestou sua homenagem e destacou o impacto de Seu Lino na instituição. “O senhor representa todos os servidores dedicados. Essa é uma homenagem de coração, mas é de muitos corações. Seu exemplo deve ser cultivado”.
.jpg)
Filho de alagoanos, mas nascido em São Paulo, Seu Lino escolheu Maceió como lar definitivo, onde construiu sua vida ao lado da família. Sua história na Uncisal se confunde com a própria trajetória da instituição, e sua despedida marca um ciclo repleto de memórias e amizades.
O chefe da Controladoria Acadêmica, Alberto Monteiro, também ressaltou a importância da trajetória de Seu Lino dentro do setor. Ele conduziu o momento de homenagens e leu as placas de agradecimento, que traziam palavras de afeto, como: “Nome que assinou tantos históricos assinou também nossos corações como Seu Lino”.