SAÚDE

Sesau e Cosems promovem I Oficina Estadual de Implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau Publicado em 24/03/2025 às 15:14
Secretário executivo de Ações de Saúde, Guilherme Lopes, enfatiza que a Oficina marca primeiro passo para a implementação do programa em Alagoas Olival Santos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) promoveram, nesta segunda-feira (24), a I Oficina Estadual de Implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).  

 

O evento aconteceu na Sala Invertida da Galeria de Artes do Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió, e reuniu gestores e técnicos da saúde estadual e dos 102 municípios alagoanos, além de representantes do Ministério da Saúde. 

 

O PMAE, também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES) e tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES). 

 

O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária em Saúde (APS), gerenciada pelos municípios. 

 

Para o secretário executivo de Ações de Saúde da Sesau, Guilherme Lopes, que representou o titular da pasta, médico Gustavo Pontes de Miranda, a I Oficina Estadual de Implementação do PMAE marca o primeiro passo para a implementação do programa em Alagoas. 

 

“O PMAE deve ser ativado ainda no primeiro semestre deste ano, após análise das necessidades específicas de diferentes cidades e regiões, sempre promovendo a integralidade da Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária em Saúde”, explicou. 

 

Presente ao evento, o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, explicou que o PMAE representa um grande avanço na acessibilidade de pacientes às consultas e aos exames especializados, a partir da Atenção Primária em Saúde. 

 

“O programa visa diminuir o tempo de espera para consultas e exames, reduzindo a burocracia e cuidando do paciente de forma integral”, destacou.

 

Já a apoiadora do Ministério da Saúde em Alagoas, Bárbara Lima, enfatizou que o avanço da assistência depende do esforço conjunto entre estados, municípios e o Governo Federal. 


 

“O trabalho conjunto das diferentes esferas da gestão pública é primordial para a evolução da assistência à saúde e, em Alagoas, essa parceria tem encontrado um terreno fértil com gestores e técnicos comprometidos com a segurança clínica e acolhimento da população”, reforçou.