SEGURANÇA

Perita-geral apresenta dados e estrutura da Polícia Científica em fórum sobre direitos da mulher

Por Pedro Sales (com supervisão) / Ascom Polícia Científica Publicado em 21/03/2025 às 16:22
Rosana Coutinho destacou trabalho da Polícia Científica na elucidação de crimes praticados contra a mulher Ascom Polícia Científica

A perita-geral da Polícia Científica de Alagoas (PolC), Rosana Coutinho, participou, nessa quinta-feira (20), do Fórum Permanente de Direito da Mulher, realizado no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). Convidada para integrar o painel temático ‘Raio-X da Violência em Alagoas’, com foco nos números da violência contra a mulher, ela aproveitou a ocasião para apresentar dados e a estrutura do órgão que lidera.

Com o tema “Mulheres que fazem história: quebrando barreiras e construindo o futuro”, o fórum foi organizado pelas comissões da Mulher e da Mulher Advogada da OAB/AL, em parceria com diversos órgãos. Durante o painel, Rosana Coutinho explicou como funcionam as atividades desenvolvidas pela PolC em casos de violência contra a mulher e falou, também, sobre alguns casos emblemáticos com atuação direta dos policiais científicos.

“O evento foi de suma importância, pois reuniu mulheres de fora da área jurídica, dando espaço à divulgação de dados dos outros órgãos do sistema de Justiça, que também trabalham com violência contra a mulher, permitindo que as mulheres ali presentes compartilhassem suas experiências”, afirmou a perita-geral.

Rosana Coutinho explicou que, a partir das discussões no painel, alguns encaminhamentos foram tomados visando à construção de propostas na busca de soluções para os problemas identificados. Uma delas sugeriu que as mulheres alagoanas tenham amparo e abrigo adequados quando necessitarem denunciar qualquer tipo de violência de gênero.

Participaram do evento membros da advocacia e representantes do Poder Público, da universidade, da sociedade civil e de movimentos sociais. 

Além do eixo Violência e Segurança Pública: da estatística à proteção real, e Educação, Comunicação e cultura, o evento ainda contou com discussões nos eixos Jurídico e Reformas Legislativas, Empreendedorismo Feminino e Participação da Mulher na Política e Liderança Feminina.