AGRICULTURA

Técnicos da Emater realizam cadastramento para Programa de Crédito Fundiário

Por Letícia Holanda / Ascom Emater Publicado em 20/03/2025 às 15:54
Programa oferece excelente condições especiais de financiamento Ascom Emater

Os agricultores alagoanos que desejam adquirir uma propriedade podem buscar crédito junto ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Os técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) são os únicos aptos a realizar esse cadastro junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDS). 

 

O programa oferece condições especiais de financiamento para que os produtores tenham acesso à terra, desde que se enquadrem nos critérios de renda, patrimônio e outros pontos previamente definidos. 

 

“O programa de crédito fundiário é um verdadeiro achado para o agricultor familiar. São excelentes condições para aqueles que precisam da terra e a utilizam como instrumento de trabalho. É um excelente incentivo e que gera diversas oportunidades de renda. Quem tiver interesse não pode deixar de procurar nossos técnicos”, pontua Kil Freitas, diretor-presidente da Emater. 

 

O atendimento é realizado na sede do órgão, em Maceió, que fica localizado na Avenida Fernandes Lima, 1047, no bairro do Farol, em Maceió. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone (82) 98884-6898.

 

Condições de pagamento

 

O valor pode chegar a quase R$ 300 mil, com prazo para pagamento de até 25 anos, incluindo carência de 36 meses. As taxas de juros variam entre 0,5% e 4% ao ano. Como bônus por adimplência, o agricultor pode ainda receber um desconto de até 40%. 

 

Quem tem direito a solicitar?

 

Trabalhadores e trabalhadoras rurais;  


Com cinco anos de experiência em atividade agropecuária (Jovens de 18 a 30 anos podem utilizar o tempo de educação rural para diminuir o tempo de experiência); 

 

Não-proprietários ou com pouca terra (até 4 módulos fiscais); 

 

Não servidor público e não assentado da Reforma Agrária. 

 

Quais terras podem ser adquiridas?

 

Imóveis rurais produtivos abaixo de 15 módulos fiscais;  

 

Acima de 15 módulos, desde que considerada produtiva e sem interesse pelo Instituto Nacional para Colonização e Reforma Agrária (INCRA);  

 

Que não se sobreponha com: reservas indígenas; ocupada por quilombos; em unidades de conservação ambiental; em áreas de preservação permanente e reserva legal.