SEGURANÇA

Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM realiza solenidade de passagem de comando

Por Ascom PMAL Publicado em 18/03/2025 às 16:05
Tenente-coronel Henrique Jatobá passou o cargo para o major Diego Sarmento Wesley Ferreira / Ascom PM

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Alagoas realizou, nesta terça-feira (18), a solenidade que oficializou a troca no comando da unidade de elite da corporação. O evento aconteceu no pátio de formatura do Cisp tipo 3, no Trapiche da Barra.


O tenente-coronel Henrique Jatobá passou o cargo para o major Diego Sarmento, que ocupava a função de subcomandante do Bope.

 

A formatura contou com a apresentação do efetivo do Bope a maior autoridade presente, além da realização de um momento de fé e reflexão pelo capelão católico da PM e a entrega de plaquetas aos veteranos que marcaram a história do batalhão e demais militares que contribuem para o trabalho do Bope. 

 

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares, incluindo o desembargador Fábio Ferrario; o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva; o secretário de políticas da segurança pública, coronel Patrick Madeiro, além do comandante e subcomandante-geral da PM, coronéis Paulo Amorim e Neyvaldo Amorim.  


Falas institucionais



Em seu discurso, o secretário Flávio Saraiva destacou o trabalho desenvolvido pelo Bope no combate ao crime em Alagoas. “Não há dúvidas que estamos diante de uma tropa bem preparada e treinada, que está sempre à disposição do Estado de Alagoas nas missões mais árduas. Foram centenas de operações deflagradas e milhares de ilícitos retirados de circulação. Tenho certeza que a metodologia de trabalho será a mesma com o major Diego à frente”, destacou o chefe da SSP.

 

O coronel Paulo Amorim reforçou que o Bope é a unidade de elite da corporação, e agradeceu ao tenente-coronel Jatobá pelo tempo a frente do Batalhão. “Onde há uma possível ameaça de perigo, lá está o Bope. Os senhores atuam em diversas áreas com um excelente profissionalismo. Os últimos anos foram de muita capacitação e altos índices de prisão de criminosos e apreensão de ilícitos”, relembrou o oficial.



Aspirante ano 2003, o major Diego Sarmento possui diversas especializações dentro da PM, incluindo o Curso de Operações Especiais (Coesp), em 2005, se tornando assim o primeiro caveira formado na Instituição a comandar o Batalhão. O oficial também é formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Tiradentes.