TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Seplag impulsiona pesquisa de Transformação Digital com projeto com IA

Por Beatriz Caroline* / Ascom Seplag Publicado em 14/03/2025 às 17:38
Recursos do Programa Alagoas Mais Digital foram investidos em bolsas de pesquisa para garantir soluções tecnológicas Rodrigo Marinho / Ascom Seplag

O Governo de Alagoas está financiando uma pesquisa inovadora que promete modernizar e otimizar a gestão pública em Alagoas. Com um investimento de mais de R$ 1 milhão em bolsas de pesquisa, o projeto, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), prevê soluções inovadoras para a gestão automatizada de processos, resolução on-line de conflitos, gestão da dívida ativa e automação da execução fiscal.

 

Tendo como líder do produto a Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas (PGE) e desenvolvida em conjunto com o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (Laccan) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a iniciativa faz parte do Programa Alagoas Mais Digital e tem um investimento total de R$ 2.402.000,00, cujo o recurso foi investido pelo Estado em bolsas de pesquisa do projeto, visando garantir a participação de especialistas e pesquisadores no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

 

“A parceria reforça a importância da integração entre o setor público, a academia e o fomento à pesquisa, para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para o serviço público. Ao investir na criação de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, o projeto busca não apenas modernizar a atuação jurídica do Estado, mas, também, gerar economia de recursos, otimizando o tempo de resposta e garantindo maior eficiência na gestão da dívida ativa e na execução fiscal”, afirmou Laisa Lima, coordenadora do programa Alagoas Mais Digital.

 

A expectativa é que a implementação dessas tecnologias tenha um impacto direto nos indicadores de eficiência do governo estadual, promovendo a transformação digital e otimizando os processos administrativos da PGE. A Fapeal tem um papel essencial na administração das bolsas de pesquisa, viabilizando a participação de especialistas e pesquisadores do Laccan/Ufal no desenvolvimento das soluções.

 

O secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital da Seplag, Phelipe Vargas, ressaltou a importância do projeto para a administração pública. “Esse projeto marca um avanço na modernização da gestão pública em Alagoas. Com a adoção de tecnologias inovadoras, a automação de processos repetitivos trará mais agilidade, eficiência e precisão na administração, em especial aos processos de execução fiscal. A transformação digital reduzirá custos e tempo dos servidores, garantindo uma gestão mais estratégica e eficaz”.

 

A vigência do Termo de Execução Descentralizada das bolsas de pesquisa segue até 2026, assegurando a continuidade dos estudos e do desenvolvimento das soluções tecnológicas. Esse período permitirá que especialistas e pesquisadores do projeto aprofundem suas pesquisas e aprimorem as ferramentas desenvolvidas, garantindo uma implementação mais eficaz e alinhada às necessidades do serviço público.

 

*Sob supervisão