SAÚDE

Hospital Ib Gatto Falcão recebe alunos de medicina para prática experimental em clínica médica

Por Maju Silva Publicado em 14/03/2025 às 12:16
Por meio do convenio celebrado entre a Sesau e a Unima, os estudantes de medicina da instituição de ensino poderão estagiar no Hospital Ib Gatto Falcão Pedro Júnior

O Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, formalizou uma parceria com o Centro Universitário de Maceió (Unima-Afya), situado em Maceió, decorrente do convênio que a instituição de ensino mantém com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O objetivo é proporcionar aos estudantes de medicina uma vivência prática de qualidade, permitindo que aprimorem seus conhecimentos e desenvolvam habilidades essenciais para a atuação no mercado de trabalho na área clínica.


A iniciativa surgiu da necessidade de fortalecer a formação médica voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, 80 alunos participarão do internato em rodízio, no prazo de seis meses, sendo três alunos por dia, realizando um estágio obrigatório em Urgência e Emergência I. Esse estágio tem como propósito ensinar habilidades e condutas fundamentais no atendimento emergencial. Por meio dessa parceria, os acadêmicos terão acesso às instalações do hospital, serão acompanhados por profissionais experientes e poderão participar ativamente de atendimentos médicos, diagnósticos e procedimentos clínicos.

A experiência prática é essencial para complementar a formação teórica, tornando os futuros médicos mais preparados para os desafios da profissão, segundo destacou o diretor-geral da unidade, Graciliano Ramos. De acordo com ele, a iniciativa não apenas beneficia os estudantes, mas, também, contribui para a melhoria do atendimento aos pacientes, uma vez que os acadêmicos, sob supervisão especializada, poderão colaborar com a equipe médica em diferentes setores.

"Este momento representa um marco para o Hospital Ib Gatto Falcão e para a saúde pública de Alagoas. Ela demonstra nosso compromisso com o fortalecimento da assistência médica local e estadual. Temos certeza de que formaremos médicos extremamente competentes e capacitados para atender a população", destacou Graciliano Ramos.

A preceptora responsável pelos acadêmicos e coordenadora médica da unidade hospitalar, Ariadna Reis, também ressaltou a importância deste momento e expressou a satisfação em receber os alunos de medicina da Unima-Afya para essa nova etapa, marcada por aprendizado intenso e crescimento profissional e humano. “Os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências, sempre com o compromisso de oferecer um atendimento de qualidade e humanizado. A vivência na unidade contribuirá significativamente para sua formação", afirmou Ariadna.

Segundo Cleane Lins, supervisora do Núcleo de Ensino Permanente em Saúde (NEPS), a troca de experiência entre alunos em formação e os profissionais que já atuam no mercado de trabalho vai engrandecer a formação acadêmica, ao passo em que a unidade ganha reforço com a permanência dos internos. “A interação entre estudantes em formação e profissionais experientes contribui significativamente para a qualificação acadêmica, ao mesmo tempo em que vai contribuir também para a assistência prestada por nossa pelo Hospital Ib Gatto Falcão", ressaltou.

Já a Unima-Afya enfatiza que essa cooperação acadêmica reforça sua missão de oferecer um ensino de excelência, garantindo que seus alunos tenham contato com a realidade da profissão desde cedo. A parceria também abre portas para pesquisas, inovação na área da saúde e aperfeiçoamento contínuo dos profissionais envolvidos. A colaboração entre o Hospital Ib Gatto Falcão e a Unima, por meio do convênio com a Sesau, representa um grande avanço para a medicina, fortalecendo a conexão entre ensino e prática e garantindo a formação de novos médicos com a excelência que a sociedade exige.