CULTURA

Muzenza Yá celebra a força da mulher na capoeira em Maceió

Por Daniel Borges / Ascom Secult Publicado em 07/03/2025 às 16:38
Projeto Muzenza Yá, contemplado pela Aldir Blanc em Alagoas. Divulgação

A capoeira, símbolo de resistência e tradição, ganha um evento especial em Maceió para destacar a força e o protagonismo feminino. O Muzenza Yá - Mulheres em Movimento na Capoeira - acontece no dia 08 de março, às 16h, na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, reunindo oficinas e debates que evidenciam a importância das mulheres dentro e fora da roda.

 

Entre as atividades, a oficina de capoeira será ministrada pela Formada Pancada, do Grupo Raça Capoeira, trazendo sua experiência e técnica para participantes de diferentes níveis. O evento também contará com um bate-papo com Sal Bernardo, abordando o tema “Força e Resistência: A Mulher na Capoeira e na Sociedade”, promovendo reflexões sobre os desafios e conquistas das mulheres na arte-luta.

 

Organizado pela Graduada Amanda, com supervisão do Mestre Girafa e supervisão geral do Mestre Burguês, o Muzenza Yá reafirma o compromisso do Grupo Muzenza de Capoeira com a equidade de gênero e a valorização da mulher no universo da capoeira.

 

A iniciativa é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

 

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destaca a importância do evento: “A capoeira é uma expressão cultural e de resistência profundamente enraizada em nossa história. Ver mulheres protagonizando essa arte é reafirmar sua força e seu papel na construção da cultura alagoana e brasileira”, disse.

 

Serviço

 

Local: Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça

Data: 08 de março

Horário: 16h

O evento é gratuito e aberto ao público.