CIDADANIA

Secretaria de Estado da Cidadania irá acolher vítimas e testemunhas de violência no Carnaval

Por Natalício Vieira / Ascom Secdef Publicado em 28/02/2025 às 11:58
Técnicos do Crad estarão de prontidão para atender as demandas Ascom SSP

Com o objetivo de garantir a proteção e o atendimento integral de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência durante o Carnaval, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) implementará um plantão de 24 horas. A iniciativa, que visa oferecer escuta protegida e suporte multidisciplinar, terá início às 19h desta sexta-feira (28), na Central de Flagrantes da Polícia Civil, localizada no Tabuleiro do Martins, em Maceió.

 

A equipe do Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (Crad) estará disponível ininterruptamente, das 19h da sexta-feira (28) até às 19h da Quarta-feira de Cinzas, 5 de março. Os profissionais oferecerão atendimento qualificado e multidisciplinar a crianças e adolescentes que sofreram violações de direitos ou que testemunharam tais violações. Além disso, a equipe prestará todo o apoio e orientação necessários aos familiares, incluindo suporte psicológico, jurídico e social.

 

"A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma prioridade absoluta, especialmente durante o Carnaval, um período de grande movimentação e vulnerabilidade. Este plantão 24 horas, com a presença dos técnicos do Crad na Central de Flagrantes, representa um compromisso do Governo de Alagoas em garantir que nenhum direito seja violado”, explica a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça.

 

A gestora diz ainda que a escuta protegida e o atendimento multidisciplinar são ferramentas essenciais para acolher, orientar e proteger crianças e adolescentes, oferecendo o suporte necessário para que superem momentos difíceis e tenham seus direitos assegurados. “Acreditamos que, com este serviço, estamos construindo um Carnaval mais seguro para nossas crianças e adolescentes”.

 

Além da escuta protegida, a equipe do Crad será responsável pelo transporte de crianças, adolescentes e seus responsáveis para a realização dos primeiros procedimentos legais, garantindo a agilidade e efetividade do processo. Após a conclusão dos trâmites legais, a equipe também se encarregará de levar os atendidos para suas residências ou para um local seguro de sua escolha.

 

Alertas

 

Durante o Carnaval, a diversão para crianças e adolescentes é permitida, mas é fundamental garantir a segurança deles. Para isso, escolha blocos infantis ou familiares, evite locais superlotados e marque pontos de encontro caso se separe. A identificação é essencial: use pulseiras com o nome e telefone do responsável e fotografe a criança antes de sair de casa, para facilitar a descrição, se necessário.

 

O abuso sexual infantil geralmente é cometido por pessoas próximas à criança. Converse com seus filhos sobre toques inadequados e segredos suspeitos. Se deixar a criança sob cuidados de terceiros, confie plenamente na pessoa. Ao menor sinal de abuso, denuncie: ligue para o Disque 100 ou procure a polícia.

 

O consumo de álcool e drogas é proibido para menores de 18 anos, e a venda ou oferta dessas substâncias é crime. Fique atento a bares e ambulantes que possam ignorar essa regra. Ensine as crianças a recusarem qualquer bebida de estranhos. Se vir crianças vendendo, pedindo dinheiro ou em situação suspeita, denuncie. Crianças e adolescentes têm o direito de brincar, estudar e viver plenamente a infância.