Juceal ouve Sindicato dos Contabilistas em busca de melhorias do ambiente empresarial

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, nesta quinta-feira (27), representantes do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont-AL) com intuito de ouvir o usuário externo do Portal Facilita Alagoas e estabelecer melhorias focadas no ambiente de registro e licenciamento empresarial.
Os profissionais contábeis são os principais usuários do Portal Facilita Alagoas – interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.
Entre as sugestões propostas no encontro, foram citadas a implantação do pagamento da taxa por Pix, a melhoria em relação ao desenquadramento do microempreendedor individual (MEI) e a inclusão de mais documentos dentro do andamento pelo registro automático, além da possibilidade de criação de um conselho dos usuários.

Na oportunidade, o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, também citou uma maior utilização dos processos para abertura e baixa de empresas de forma automática. Sem interferência humana, esse tipo de processo conta com autenticação e criação do CNPJ logo após a protocolização da documentação.
“Estou aqui para escutar todos vocês, por isso tenho buscado as entidades e os parceiros. Quando entrei na Juceal, pensei: ‘Como melhorar um número que já é bom?’, e algo que pode ajudar a todos é o deferimento automático. Com ele, o cliente pode abrir, pode dar baixa, pode mudar o endereço de forma muito simples. Um maior uso vai facilitar a vida de vocês, vai facilitar a vida da gente e vai facilitar a vida do cliente que busca vocês”, reforçou Joãozinho.
Destacando os serviços da Juceal, Joãozinho ainda destacou a realização do workshop com foco para a classe contábil, que está programado para acontecer no próximo mês. O gestor também citou futuras implantações como a certidão de inteiro teor de forma automática e automatização da consulta prévia para os 102 municípios, prevista na nova fase da Redesim em Alagoas.
Representando o Sindcont-AL, a presidente Ana Paula Tavares agradeceu pela oportunidade de tratar diretamente sobre as demandas do sindicato e exaltou a parceria com a entidade.
“O que precisar do Sindicato dos Contabilistas, nós estamos à disposição. Dizer ainda que a Juceal é um parceiro de altíssima qualidade nas nossas vidas e dizer que hoje nós não temos problemas com a Junta Comercial. Hoje, sem demagogia, é o melhor órgão com que a gente trabalha”, reiterou.
Para firmar a parceria, as demandas da entidade serão enviadas na forma de ofício para a Junta Comercial nesta sexta-feira (28).