EDUCAÇÃO

Criança Alfabetizada/Renalfa: encontro discute novas ações para avanço na alfabetização

Por Cecília Calado / Ascom Seduc Publicado em 26/02/2025 às 12:10
Encontro reuniu articuladores de gestão e de formação das 13 Gerências Especiais de Educação Alexandre Teixeira/Ascom Seduc

Encontro realizado nesta terça-feira (25), no Centro de Formação Dr. Ib Gatto Falcão (Cenfor), reuniu articuladores de gestão e de formação das 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) para discutir os avanços da alfabetização em Alagoas e planejar estratégias para 2025. A iniciativa faz parte do programa Criança Alfabetizada/Renalfa, que dá continuidade às ações do Escola 10 e reforça a parceria entre Estado e municípios para garantir a alfabetização na idade certa das crianças alagoanas.

 

Segundo Daniel Marinho, superintendente de Cooperação com os Municípios, a reunião foi um momento essencial para analisar os dados das avaliações de fluência e do Saveal - Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal) que promove avaliações de Língua Portuguesa e Matemática -, além de estruturar o planejamento para o próximo ano.

 

“Estamos organizando um diagnóstico sobre a alfabetização no Estado e preparando pautas que serão multiplicadas nas escolas estaduais e municipais. Este é um ano importante, pois teremos Saeb e precisamos garantir que todos os articuladores regionais estejam alinhados”, destacou.

 

A preparação para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 também foi um dos pontos centrais do encontro. Entre as novidades está a inclusão do questionário da família para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental. “Ontem estivemos em Brasília, no evento do MEC onde foram apresentadas as mudanças do Saeb. Agora, estamos compartilhando essas informações com os articuladores regionais, para que cheguem às escolas de forma clara e eficiente”, afirmou o superintendente.

 

Avanços e impacto nos municípios

 

Rosilene dos Santos, articuladora de gestão da Undime que atua na 12ª GEE, que compreende Rio Largo e municípios vizinhos, disse que a reunião é fundamental para que cada região consiga planejar suas ações de forma eficiente. “Esse é um momento importante, pois conseguimos estruturar o cronograma do ano, alinhando as formações de professores e gestores. A ideia é melhorar ainda mais os nossos resultados históricos do Saeb”, pontuou.

 

Ela também explicou que o planejamento segue uma estrutura em cascata, passando pelos articuladores regionais, municipais e chegando às escolas. “Trabalhamos em uma espécie de tríade dentro de cada Gerência Especial, com articulador de gestão, de formação e representante da Undime. Esse grupo organiza as trilhas formativas, que depois são multiplicadas nos municípios e nas escolas”, completou.



 

Fluência na leitura e formação continuada

 

O encontro também enfatizou a importância da fluência na leitura e o impacto positivo dos investimentos na alfabetização. Lilian Rosateli, articuladora de formação presente na reunião, reforçou a necessidade de personalizar as estratégias conforme a realidade de cada município. “Cada rede tem suas especificidades. Nosso papel é adaptar o planejamento para que ele chegue aos estudantes da melhor forma possível. É gratificante ver que esse trabalho conjunto está trazendo resultados positivos e que Alagoas tem se destacado nacionalmente”, ressaltou.

 

A articuladora também mencionou que o Ministério da Educação (MEC) está disponibilizando formação especializada para os articuladores do programa. “Os formadores estão participando de especializações online oferecidas pelo MEC, em parceria com a Universidade do Piauí. Isso aprimora ainda mais o processo de alfabetização e garante que os professores tenham suporte para desenvolver um trabalho mais eficiente em sala de aula”, explicou.

 

Com esse planejamento estruturado e ações articuladas entre Estado e municípios, o programa Criança Alfabetizada/Renalfa segue com o compromisso de garantir que mais crianças sejam alfabetizadas na idade correta, reforçando o papel da educação como ferramenta de transformação social.