Com foco em mais de 47 mil empresas, Junta Comercial e Associação Comercial consolidam parceria

A estruturação do ambiente empresarial para gerar mais empregos no setor de comércio foi o foco da reunião entre a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e a Associação Comercial de Maceió (ACM) nesta terça-feira (25).
Realizado no bairro Jaraguá, em Maceió, o encontro tratou da necessidade de estreitar os laços entre a ACM e a Juceal para criar um ambiente de negócios ainda mais eficiente. Foram apresentadas as evoluções atuais e futuras da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas.
Atualmente, existem 117.360 empresas com registro ativo no estado ligadas ao setor de comércio. Dessas, 40,7% estão situadas na capital alagoana, o que reflete em 47.773 negócios.
Durante a reunião, também foi proposta a realização de consultorias por parte da Juceal para os microempreendedores individuais (MEIs) que buscam os serviços da ACM. Os cursos serão feitos de forma presencial, com orientações contábeis e jurídicas, visando fomentar a formalização do tipo empresarial. As capacitações ainda objetivam promover o uso do Portal Facilita Alagoas, interface da Redesim no estado.
"Estamos visitando todas as entidades ligadas à Junta Comercial e buscando excelência no trabalho”, salientou o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho.

O presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, evidenciou o trabalho promovido pela Juceal e a renovação da parceria. “A gente já conhece o trabalho da Junta Comercial de Alagoas. Ela é célere e já ganhou o título de primeira colocada no Brasil. Sem dúvidas, a parceria beneficiará as empresas e a população em geral”, destacou.
Além da parceria, as entidades compartilham uma ligação direta. A Associação Comercial de Maceió é uma das instituições que compõem o colégio de vogais da Juceal, contando com duas cadeiras no setor deliberativo superior da entidade alagoana responsável pelo registro empresarial.