AGENDAMENTOS

Sistema das Centrais JÁ! distribui vagas gradativas e melhora acesso a serviços públicos

Por Rodrigo Serafim / Ascom Seplag Publicado em 24/02/2025 às 12:50
O número de vagas disponíveis para agendamento pode variar de acordo com o tipo de serviço Rodrigo Serafim / Ascom Seplag

O atual sistema de agendamento das Centrais Já! (ja.al.gov.br) conta com a liberação de 100% das vagas sem horário fixo e permite maior flexibilidade no agendamento de diversos serviços que podem ser acessados através das unidades Já!.

 

A liberação de vagas no sistema de agendamento ocorre diariamente, permitindo que os cidadãos acessem as oportunidades de forma mais equilibrada. Da noite de sexta-feira até domingo são liberadas 100% das vagas para a segunda-feira seguinte e 20% das vagas dos outros dias da semana. E de segunda a sexta-feira são disponibilizadas 100% das vagas do dia seguinte e mais 20% de cada um dos dias seguintes.

 

“Nossa prioridade é garantir que os cidadãos tenham acesso fácil e rápido aos serviços das Centrais Já!. Com o atual sistema de agendamento, estamos conseguindo oferecer mais flexibilidade e eficiência nos atendimentos. Continuamos trabalhando constantemente para melhorar a experiência do cidadão nas Centrais Já!, e o novo sistema de agendamento é um grande passo nessa direção.”, afirmou João Claudino, superintendente da Superintendência de Atendimento ao cidadão (SAC) - JÁ!.

 

O número de vagas disponíveis para agendamento pode variar de acordo com o tipo de serviço, o tempo de atendimento e a estrutura de cada unidade, incluindo fatores como a quantidade de guichês e o horário de funcionamento.

 

Essa nova organização busca evitar a sobrecarga da plataforma e ampliar as chances dos usuários conseguirem agendar atendimentos nos dias e horários mais convenientes.

 

Vagas para RG

 

Recentemente, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da SAC, reduziu o tempo de atendimento para a emissão de RGs. Essa medida teve como objetivo liberar mais tempo para atendimento de novas vagas para o serviço. Uma nova medida como essa está sendo estudada novamente pela secretaria, para que mais vagas possam ser disponibilizadas à população, como enfatiza João Claudino.

 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados até agora, mas não paramos por aí. Temos uma série de outras ações em andamento para melhorar ainda mais o atendimento e ampliar o acesso aos serviços públicos. Estamos ampliando a rede de postos de atendimento, especialmente em regiões com maior demanda e menor acesso aos serviços. Isso inclui a instalação de novas unidades do SAC e parcerias com prefeituras para oferecer serviços integrados. Estamos trabalhando na integração de sistemas entre órgãos públicos para que o cidadão não precise fornecer a mesma informação várias vezes. Isso agiliza o atendimento e reduz a burocracia. Nossa meta é continuar evoluindo e oferecer um serviço público de qualidade, ágil e acessível a todos os alagoanos. Acreditamos que, com essas medidas, estamos no caminho certo para alcançar esse objetivo”, concluiu o superintendente.

 

Vale salientar que toda a população do Estado tem acesso ao agendamento para emissão de RG, independente de idade, gênero, raça ou condições físicas ou internas. Se o requerente quiser emitir um RG, por exemplo, e não tiver as informações necessárias, como CPF, será necessário que um parente próximo, como mãe, pai, irmã/ão, realize esse agendamento, que só pode ser feito de forma on-line pelo requerente ou por meio do auxílio de facilitadores ou de outras pessoas de confiança, através do endereço ja.al.gov.br.