Peritos criminais da Polícia Científica participam de instrução de tiros na sede do Bope

Oitenta e sete peritos criminais dos Institutos de Criminalística de Maceió e Arapiraca iniciaram nesta terça-feira (18) um treinamento de manejo e tiro policial com pistolas, realizado no estande de tiros do Bope, localizado no Pontal da Barra, em Maceió. A instrução, com duração de dois dias, busca capacitar os profissionais para o uso correto e eficiente dos armamentos.
A formação incluiu desde o entendimento das especificidades das pistolas Glock G22 calibre .40 até os princípios de segurança, as posições de tiro e as técnicas utilizadas nas pistas de tiro. O treinamento foi conduzido pelo tenente Magalhães, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), especialista na área de instrução de tiro policial.
“Eles terão o conhecimento teórico e prático, com efetuação de disparos em pista mista. Ajustando individualmente com cada perito criminal, os fundamentos de tiros, a empunhadura, acionamento do gatilho, questão de apoio e respiração. Espero contribuir com a formação dos integrantes da Polícia Científica, pois quem sai ganhando é a sociedade e o Estado de Alagoas”, explicou o tenente.
Para garantir a segurança e a eficácia do treinamento, todos os peritos utilizaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como protetores auriculares, óculos de proteção e coletes balísticos, além de outros materiais de apoio, como munição de manejo, grampeador de alvos e equipamentos para a montagem das pistas de tiro.
“Esse curso é fundamental para todos os peritos oficiais. Primeiro, para a segurança e a defesa pessoal. Em segundo, para trabalhar de maneira regularizada, em conformidade com a lei. Além disso, o curso serve para os peritos aprenderem a trabalhar e entender melhor a dinâmica da arma de fogo, colocando a experiência prática em locais de crime”, afirma o perito criminal e chefe de perícias internas, Ivan Excalibur.
A perito-geral Rosana Coutinho, que também participou do treinamento, explicou que ele é parte do compromisso da Polícia Científica do Estado de Alagoas em aprimorar a capacitação de seus profissionais, garantindo a excelência na realização de perícias e na segurança pública. O curso irá avaliar os participantes em diversos aspectos, incluindo a condução da arma, manuseio seguro, preparação e execução do armamento para uso no serviço policial, permitindo a cautela do armamento.
“A instrução é uma exigência para que todos os peritos oficiais de natureza criminal, desvinculados da Polícia Civil, tenham porte de arma, após decreto do Governo Federal, respaldado pelo Governo Estadual. Ao término dessa etapa, os peritos oficiais poderão acautelar a arma junto à Secretaria de Segurança Pública”, afirmou a perita-geral.
Rosana Coutinho agradeceu à parceria com a Polícia Militar, que cedeu o local, estrutura e os instrutores do Bope, e confirmou que a instrução será estendida para os peritos médicos legistas e peritos odontolegistas. Um calendário será criado para atender a todos os profissionais da Polícia Científica contemplados no decreto que prevê a concessão de porte de arma de fogo funcional aos peritos oficiais de natureza criminal.