Sefaz participa do VII Fórum Alagoano pela Competitividade
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) marcou presença, nesta sexta-feira (13), na 7ª edição do Fórum Alagoano pela Competitividade. Realizado na Associação Comercial de Maceió, no bairro do Jaraguá, o evento reuniu lideranças empresariais e institucionais para debater estratégias e oportunidades voltadas ao crescimento econômico do estado. Os participantes avaliaram temas como infraestrutura, políticas fiscais e fontes de financiamento para projetos que fortaleçam o ambiente de negócios em Alagoas.
O fórum, promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), abriu espaço para discussões importantes sobre o cenário econômico do estado, com a participação do secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy; o presidente do MAC, Alexandre Mendonça; o presidente da Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal), Almir Rogério da Silva; e o assessor executivo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Julio Zorzal.
Na ocasião, Francisco Suruagy destacou a política de proximidade e transparência fiscal desenvolvida em Alagoas, dando ênfase ao Rating do Contribuinte Arretado – um programa que reconhece e beneficia os bons contribuintes. Ele também abordou os investimentos feitos no estado e a Capacidade de Pagamento (Capag), ressaltando que essas ações fortalecem a relação entre fisco e empresários.
“Alagoas segue promovendo um ambiente de negócios favorável. E o Contribuinte Arretado atua como um facilitador nesse processo. Esse programa estimula a autorregularização e a proximidade com o fisco alagoano. A novidade é que estamos incluindo grupos de contribuintes gradualmente para que, em 2025, a classificação esteja totalmente operacional, reconhecendo e bonificando os adimplentes com diversos benefícios perante o órgão”, explicou Suruagy.
O presidente do MAC, Alexandre Mendonça, também enalteceu a relevância do evento como uma plataforma estratégica para impulsionar o desenvolvimento do estado. Ele enfatizou que a iniciativa visa fortalecer empresas locais, gerar empregos e aumentar a arrecadação estadual, alinhando as demandas da sociedade às necessidades do setor público e empresarial.
“Esse é o sétimo ano que esse fórum acontece em Alagoas, e ele é sempre muito esperado para discutirmos temas estratégicos para o nosso estado. Reunimos aqui parceiros como a Secretaria da Fazenda, a Associação Comercial, a Equatorial e o Banco do Nordeste para criar um ambiente favorável ao aumento da produtividade e à melhoria do ambiente de negócios. Nosso foco é fazer com que as empresas alagoanas cresçam, gerando mais empregos, oportunidades e receitas para o estado”, destacou Mendonça.
Mendonça ainda parabenizou a atuação da Sefaz-AL sob a liderança da secretária Renata dos Santos e do secretário Francisco Suruagy, ressaltando as iniciativas educacionais e a segurança oferecida aos investidores em Alagoas.
Ao longo do evento, outros painéis trouxeram temas centrais para o desenvolvimento econômico. Na discussão sobre infraestrutura, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; o presidente da Equatorial Energia, Fernando Pompeu; o presidente da Associação Comercial de Maceió (ACM), Kennedy Calheiros; e o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Peixoto Neto, exploraram desafios e oportunidades nesse setor.
O fórum foi encerrado com um debate sobre fontes de recursos, que contou com a presença do presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve-AL), Eduardo Brasil; o superintendente estadual da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Marcelo Alves; o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Sidinei Reis; e o presidente do MAC, Alexandre Mendonça.