Hospital Metropolitano de Alagoas realiza quinta captação de órgãos para transplantes
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, realizou, nesta quarta-feira (11) a quinta captação de órgãos da unidade. Uma paciente de 49 anos teve uma perda irreversível de todas as funções cerebrais e, após a autorização da família, foram captados dois rins e duas córneas para doação.
Os órgãos captados foram destinados a pacientes residentes no Estado. As captações de órgãos no HMA tiveram início em agosto deste ano e, desde então, já foram realizadas cinco vezes, mudando as vidas de dezenas de pessoas.
De acordo com a enfermeira Paula Farias, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HMA, o sim da família para a doação de órgãos vai poder ajudar quatro pessoas.
“Hoje fechamos um protocolo de morte encefálica e, graças a um sim de uma família, realizamos mais uma captação. Esses órgãos vão beneficiar a vida de outras pessoas”, frisou Paula Farias.
A captação e a doação de órgãos envolve uma força tarefa de profissionais liderados pela Central de Transplantes de Alagoas para que tudo aconteça da melhor forma e com excelência. “É um trabalho de muita união e comprometimento, desde o diagnóstico de morte encefálica e o sim à doação, até o transporte desse órgão aos receptores”, salientou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.